Inicial > Notícias > Prefeito eleito apresenta potenciais do Município...

Notícias

02/12/2024 02/12/2024 15h30m

Prefeito eleito apresenta potenciais do Município no 1º Encontro Diplomático e Internacional com Santa Maria


Feito inédito na história da cidade, reunião diplomática com representantes da Argentina, Bélgica, Espanha, EUA, Suíça e Uruguai buscou estabelecer parcerias e atrair novas oportunidades para Santa Maria

Promovendo os potenciais internacionais do Município e a construção de relações diplomáticas sólidas, a Prefeitura, por meio do gabinete do vice-prefeito e prefeito eleito Rodrigo Decimo, realizou na manhã desta segunda-feira (2) o 1º Encontro Diplomático e Internacional com Santa Maria. A reunião contou com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA) e das missões diplomáticas da Espanha, Uruguai, Bélgica, Argentina e Suíça.

O encontro é um feito inédito na história do Município e faz parte do Projeto de Internacionalização do Município, realizado com a assessoria do escritório gaúcho de relações internacionais Roedel Intl Advisor. A reunião ocorreu na modalidade virtual e iniciou com a fala do prefeito eleito que, após apresentar Santa Maria, reiterou as intenções do Município em entrar para o radar internacional a partir da sua proeminência regional.

“Santa Maria é uma cidade com rico potencial universitário, hospitalar, militar, cultural e religioso. Estamos inseridos numa região turística que, hoje, conta com dois geoparques credenciados pela Unesco e um terceiro geoparque em análise. Aqui na cidade, buscamos de forma contínua preservar o patrimônio cultural decorrente das origens ferroviárias da nossa cidade. Somos dotados de três parques tecnológicos, e temos uma participação muito grande do comércio e serviços no PIB. Estamos buscando oportunidades para enriquecer o turismo da nossa região e promover um ambiente próspero de desenvolvimento econômico, tecnológico e humano. Por isso, nossa intenção é ampliar as nossas conexões e estabelecer projetos de cooperação internacional nas mais diversas áreas de forma recíproca”, pontuou o prefeito eleito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

A iniciativa tem como principal objetivo aproximar o Município das missões diplomáticas no Estado, a fim de elencar possibilidades de cooperação que possam fomentar a cultura, o desenvolvimento econômico, a atração de investimentos, a promoção de exportações e a consolidação de uma reputação internacional.

“A internacionalização de Santa Maria é um processo que exige tempo e dedicação e isso tem sido feito ao longo dos últimos anos. Desde 2022 fizemos diagnósticos e capacitações de empresas e encontros institucionais com possíveis parceiros. O encontro diplomático de hoje abriu várias possibilidades para seguir o processo e obter resultados que incluem parcerias em projetos estratégicos da nova gestão, abrindo caminho para apoios e intercâmbios internacionais e com possibilidade de buscar grandes players internacionais. É um caminho que precisa ter continuidade”, reforçou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, presente na reunião.

A ação parte do conceito de Diplomacia Urbana, que considera as cidades como agentes globais que devem estar atentas às oportunidades internacionais, a fim de atrair mais investimentos, visitantes e talentos. Vários olhares internacionais, com as suas missões diplomáticas, estarão no mesmo momento olhando para os potenciais de Santa Maria.

“A aproximação de Santa Maria com o corpo consular no Rio Grande do Sul é estratégica no sentido de promover os potenciais internacionais do município.  Como o ambiente propício aos investimentos, projetos na área de energia e transportes, o Distrito Criativo Centro-Gare, os ecossistemas de inovação e as empresas. Nesse debate também somam-se o patrimônio cultural e própria a Feira do Livro, que passará a ter uma dimensão internacional, pois a cidade está pleiteando o título de cidade criativa da Unesco na área da literatura”, considerou o sócio-diretor da Roedel Intl Advisor, Cezar Roedel, acompanhado da sócia Ana Paula Megiolaro.

Também participaram da reunião o chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul (ERESUL), Marcelo Baumbach; o representante da United States Trade and Development Agency, Rodrigo Mota; a cônsul-geral da Missão Diplomática da Espanha no Rio Grande do Sul; Laura Letosa;  a cônsul-geral da Missão Diplomática do Uruguai no Rio Grande do Sul, Marión Blanco Espino; a cônsul honorária da Missão Diplomática da Bélgica no Rio Grande do Sul, Kátia Pinheiro; e o cônsul adjunto Missão Diplomática da Argentina no Rio Grande do Sul, Matias Costanzi.

Agradeceram o convite e justificaram as suas ausências às missões diplomáticas dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Áustria, Chile, Alemanha e Dinamarca, bem como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A missão americana ressaltou que quer receber Decimo, mais uma vez, no consulado em Porto Alegre, para estudar parcerias futuras e o cônsul japonês, por seu turno, quer fazer uma visita ao Município.

Ainda, estiveram presentes durante o encontro a secretária de Cultura, Rose Carneiro; o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene; a secretária adjunta de Inovação e Tecnologia da Informação, Fernanda Ferreira; o chefe de gabinete do vice-prefeito, Alvaro Lisboa; o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Jeferson Costa Nunes; e a assessora de cooperação internacional da Universidade Franciscana, professora Andrea Bach Rizzatti. Representando o Poder Legislativo, estiveram presentes o presidente da Câmara dos Vereadores, Manoel Badke, e o vereador Pablo Pacheco.

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial