Notícias
02/12/2024 03/12/2024 15h13m
“Olhar de mãe” é a vencedora da 31ª Tertúlia Musical Nativista, promovida pela Prefeitura de Santa Maria
Anúncio das campeãs foi antecedido do show “Natal Pampeano”, com Analise Severo e Jean Kirchoff, no Theatro Treze de Maio
Os mais diversos ritmos que compõem o leque musical do nativismo passaram pelo palco da 31ª Tertúlia Musical Nativista, na Praça Saldanha Marinho. Nesta segunda-feira (2), o festival, que é um dos maiores do Estado, teve a canção “Olhar de mãe”, com letra de Piero Ereno e melodia de Tuny Brum, anunciada como grande vencedora desta edição (veja lista completa dos ganhadores abaixo). O momento ocorreu no Theatro Treze de Maio.
Após o adiamento da final do festival de música nativista, previsto para ocorrer no último domingo (1º), as canções selecionadas da Fase Local e Geral foram listadas no palco do Treze de Maio. E, em seguida, foram anunciadas as vencedoras.
“Devido ao alerta de tempestade, não pudemos ter a final da Tertúlia no palco da Praça Saldanha Marinho, com a apresentação das músicas selecionadas para a última fase. Mas, a segurança de todos vem em primeiro lugar e foi a decisão mais responsável adiarmos o anúncio das vencedoras para esta segunda-feira, aqui no Theatro. E reforço que as apresentações das noites de sexta e sábado da Tertúlia foram lindas, mágicas, e agradecemos a todos que se empenharam para termos mais um lindo festival, feito com muito amor e carinho”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.
O vice-prefeito Rodrigo Decimo também agradeceu à equipe organizadora do evento e a todos os artistas que passaram pelo palco para engrandecer o festival.
“A Tertúlia Musical Nativista já é tradição da agenda de Santa Maria, mas só existe por causa de quem faz ela acontecer. Os músicos, letristas, comissão organizadora, jurados, técnicos de som, público, artistas convidados, parceiros e muitos outros. A todos vocês, muito obrigado. E vida longa à Tertúlia Musical Nativista”, salientou Decimo.
A secretária de Cultura, além de agradecer a todos que fazem o evento acontecer, divulgou as datas da 32ª edição do festival.
“Reforço os agradecimentos e já anuncio aqui. Salvem as datas: 28, 29 e 30 de novembro de 2025 teremos a 32ª Tertúlia Musical Nativista”, pontuou a titular da pasta.
Com a mudança da final deste domingo para esta segunda-feira, não foi possível ocorrer a apresentação das canções selecionadas. Assim, também não ocorreu a votação da plateia para a “Música mais popular”, conforme previsto no regulamento da Tertúlia.
SHOW
Devido a necessária troca de datas da final da Tertúlia, as canções selecionadas não foram reapresentadas. Contudo, o público que foi assistir ao anúncio das músicas vencedoras do festival nativista prestigiou o espetáculo “Natal Pampeano”, com Analise Severo e Jean Kirchoff, no palco do Theatro Treze de Maio. O show fez uma fusão entre a tradição gaúcha e o espírito natalino, com canções como “Bate o sino pequenino”, “Jesus Cristo”, “A Paz”, entre outras obras musicais entoadas em ritmos nativistas.
Um dos momentos mais belos da apresentação foi quando Analise e Jean convidaram a filha Lara Laberte para cantar. Em solo, a jovem entoou “Aquarela” e “Meu abrigo”. E acompanhada dos pais, o trio emocionou o público com a interpretação de “O tempo não espera ninguém”.
Além de ser o show de encerramento da 31ª Tertúlia Musical Nativista, o “Natal Pampeano” também integra a programação do Viva o Natal 2024, que ocorre em diversos pontos da cidade até o dia 23 de dezembro. Clique aqui para conferir a agenda completa.
JURADAS
A 31ª edição do evento musical teve uma situação inédita em festivais deste segmento: a comissão técnica julgadora foi totalmente formada por mulheres. O time de juradas foi composto por Adriana Sperandir, Anahy Guedes, Carmen Monteiro, Loma Pereira e Su Paz. As artistas têm renome na música e avaliaram as composições e as apresentações da Fase Local e da Fase Geral.
A 31ª Tertúlia Musical Nativista foi realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Cultura, do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul e da Estância do Minuano.
VENCEDORES DA 31ª TERTÚLIA MUSICAL NATIVISTA
1º – OLHAR DE MÃE
Gênero Musical: Milonga
Melodia: Tuny Brum
Letra: Piero Ereno
2º – FRONTEIRA
Gênero Musical: Chamarra
Letra: Robson Barenho
Melodia: Hílton Vaccari
3º – DORMENTES DORMENTES
Gênero Musical: Canção
Letra: Carlos Roberto Hahn e Juca Moraes
Melodia: Marco Aurélio Vasconcellos
Melhor tema sobre Santa Maria
DIZ QUE É DE SANTA MARIA
Gênero Musical: Contrapasso
Melodia: Evandro Zamberlan
Letra: Evandro Zamberlan
Melhor tema campeiro
CAUCA
Gênero Musical: Canção
Letra: Rafael Teixeira Chiappetta
Melodia: Carlos Madruga
Melhor letra
DORMENTES DORMENTES
Gênero Musical: Canção
Letra: Carlos Roberto Hahn e Juca Moraes
Melodia: Marco Aurélio Vasconcellos
Melhor melodia
OLHAR DE MÃE
Gênero Musical: Milonga
Melodia: Tuny Brum
Letra: Piero Ereno
Melhor intérprete
MARIA ALICE, com a canção “A Nova Revolução”
Gênero Musical: Canção
Letra: Érlon Péricles
Melodia: Érlon Péricles
Prêmio destaque feminino
MARINA MONTEIRO, como flautista em quatro músicas:
- “Cauca”
Gênero Musical: Canção
Letra: Rafael Teixeira Chiappetta
Melodia: Carlos Madruga
- “Dormentes dormentes”
Gênero Musical: Canção
Letra: Carlos Roberto Hahn e Juca Moraes
Melodia: Marco Aurélio Vasconcellos
- “Dois irmãos”
Gênero Musical: Canção
Melodia: Cleber Brenner
Letra: Cleber Brenner
- “Olhar de mãe”
Gênero Musical: Milonga
Melodia: Tuny Brum
Letra: Piero Ereno
Melhor instrumentista
VECO MARQUES, na guitarra na música “Fronteira”
Gênero Musical: Chamarra
Letra: Robson Barenho
Melodia: Hílton Vaccari
Melhor arranjo
FRONTEIRA
Gênero Musical: Chamarra
Letra: Robson Barenho
Melodia: Hílton Vaccari
Música mais popular
Por não ocorrerem as apresentações das canções selecionadas para a final, não foi possível cumprir com a votação, conforme o regulamento do evento. Assim, essa categoria não teve ganhadora.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria