Inicial > Notícias > Prefeitura transfere lotes do DI à...

Notícias

17/10/2011 19/10/2011 01h22m

Prefeitura transfere lotes do DI à Parati, CVI, Tecnopampa, Centroplast, Schmitz Refeições e Valnei Vieira


A Política de desenvolvimento colocada em prática pela atual Administração Municipal começa a colher importantes frutos na atração de investimentos para a cidade e ampliação de empresas já instaladas no Distrito Industrial (DI). A municipalização da área e do licenciamento ambiental do parque produtivo, a criação de leis que incentivam o micro e pequeno empreendedor, a Sala do Empreendedor, o Santa Maria Tecnoparque, Pavilhão da Inovação, a Lei da Inovação, a criação da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), a confirmação da vinda da fábrica de blindados alemã KMW e outras prospecções em andamento, são os instrumentos legais, políticos e de gestão que a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos (SMD), desenvolveu para incentivar empreendimentos já instalados na cidade e para atrair novos investidores.

Para o prefeito Cezar Schirmer, Santa Maria, possui, hoje, uma das mais modernas e atraentes políticas de desenvolvimento e atração de investimentos no Rio Grande do Sul e figura como um dos municípios da região Sul que mais oferece condições para captar novos empreendedores, sem esquecer o investidor que sempre apostou na cidade e que agora encontra condições para ampliar suas unidades produtivas.

Nesse sentido, no início da tarde desta segunda-feira (17), o chefe do Executivo assinou as escrituras de transferência de lotes do Distrito Industrial (DI) para seis indústrias, sendo cinco já instaladas no parque produtivo local. O ato, que ocorreu no Gabinete do Prefeito, no 3º andar do Edifício João Fontoura Borges, contemplou as empresas Parati – Pádua Ltda., CVI Refrigerantes, Centroplast Indústria de Embalagens Plásticas Ltda., Schmitz Refeições Coletivas Ltda., Tecnopampa Indústria de Máquinas Ltda., e Valnei Vieira Indústria de Baterias.

O ato também marcou mais uma etapa da política de industrialização e atração de novos investimentos da Administração Municipal, que em três anos municipalizou e licenciou ambientalmente a área do DI, proporcionando agilidade nos processos de instalação de novas iniciativas. A partir de agora as seis empresas citadas são proprietárias de seus lotes e estão aptas a obter recursos via financiamento para expansão, também, de suas atividades.

Estiveram presentes ao ato representantes das seis indústrias, que assinaram as escrituras definitivas como chefe do Executivo, e o secretário de Município de Desenvolvimento Econômico,Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Gehm. Segundo ele, a transferência da escritura definitiva acaba com um dos principais entraves à ocupação do DI e ao processo de industrialização na cidade.

A ampliação destes estabelecimentos e a vinda da Parati darão mais visibilidade ao DI de Santa Maria, atraindo o interesse de novos investidores e, também, de empreendedores locais. Por conta da vinda Parati estima-se que serão mais de 300 empregos diretos gerados e investimentos de mais de R$ 10 milhões na instalação da planta produtiva. “A fábrica a ser erguida no DI irá trabalhar com um novo mix de produtos, para o mercado interno e exportação”, disse Gehm.

Em breve pronunciamento o prefeito Schirmer lembrou que em 30 anos de DI, apenas 24 indústrias se instalaram no Parque Produtivo local. “Em três anos de governo são 19 novos empreendimentos que estão com cartas consulta aprovadas e em apreciação do Comitê Santa Maria Empreende, para receber os incentivos fiscais previstos em Lei Municipal”,disse o prefeito. A expectativa é de que estas 19 novas indústrias devam gerar aproximadamente 580 empregos diretos e os investimentos projetados chegam a R$57 milhões.

COM A PALAVRA, OS INVESTIDORES

"É fundamental esse novo processo que culmina com a transferência da escritura definitiva. Traz segurança para a empresa continuar a fazer seus investimentos". Marcos Arantes, representante da CVI Refrigerantes.
"Este passo é fundamental para todas as empresas, pois era uma pendência que há muito precisava ser resolvida, para que pudessem dar andamento aos negócios das empresas". Valnei Vieira, proprietário da empresa Valnei Vieira Industria e Comércio de Baterias

"É uma maneira de constituir o direito das empresas que fazem funcionar a engrenagem do País, que está onde está devido às empresas que pagam seus impostos e cumprem com suas obrigações". Ângela Schimitz, sócia da Schmitz Refeições Coletivas Ltda.

"Estão regrando uma obrigação que o Estado não tinha cumprido e que o Município está regularizando. Foi uma ação conjunta de todos os envolvidos para fazer isso acontecer". Cláudio Eduardo Schimitz, sócio da Schmitz Refeições Coletivas Ltda.

"Para nós é muito importante, pois é seguro naquilo que investimos, pois não podíamos investir em algo que não era nosso. Este ato da prefeitura é muito importante para as empresas já instaladas no município e também para as empresas que pretendem se instalar no Distrito industrial". Elemar Borba Medina, sócio diretor da Tecnopampa.
Parque Produtivo licenciado.

Condições para ampliação de negócios


“Estamos criando todas as condições para que os nossos empreendedores possam ampliar seus negócios, projetar novos investimentos e gerar mais empregos na nossa cidade. Da mesma forma, estamos regularizando o nosso parque produtivo para que novos empreendedores possam se instalar na cidade, trazendo investimentos e novas tecnologias. Isso não se faz da noite para o dia. Municipalizamos o DI. Obtivemos o licenciamento ambiental da área localizada na região Oeste da cidade. Criamos um Plano Diretor Urbanístico para o parque produtivo, identificando os processos e limites de construção no local. Implantamos políticas de incentivos reais para incentivar a expansão dos negócios já existentes e a atração de novos empreendedores. São todas situações que se arrastavam há décadas e que agora estão sendo solucionadas. Podemos dizer que, hoje, Santa Maria possui um distrito industrial com condições de competir com outros parques já consolidados no Rio Grande do Sul”. Cezar Schirmer, prefeito de Santa Maria


Cartas consulta para 19 novas indústrias

Nesta terça-feira (18), na Sala do Empreendedor (subsolo do Santa Maria Shopping), o Comitê Santa Maria Empreende estará reunido para avaliar as cartas consulta para os 19 novos empreendimentos industriais e incentivos para empresas em expansão. A reunião está marcada para iniciar às 17h.

Em busca de incentivos
Biomat (Indústria de Produtos Médicos)
Bio Aptus (Biotecnilogia Ltda.)
Pesamosca e Ferreira (Polimento de Pedras e Indústria de Telhas de Cimento)
Vissotto e Cia Ltda. (Indústria de Tijolos, Lajotas Reciclados)
Metalúrgica Kirchhof (Indústria Metalmecânica)
TSB (Tecnologia Sulbrasileira Indústria de Máquinas)
MPR Produtos Químicos Ltda. (Produtos Químicos)
Rede Unimetal (Indústria de Serralheria em Alumínio)
RK Componentes (Indústria de Acessórios para móveis)
Everton Donaduzzi (Indústria de Móveis)
SR Engenharia Ltda. (Indústria Metalmecânica)
Luzeiro Ltda. (Indústria de Luminárias)
Serluz (Indústria Metalmecânica)
SB Construções Metálicas (Indústria de Básculas)
Móveis Kisner (Indústria de Móveis)
Paulo Roberto Vargas Fonseca (Transformação de Borracha)
JÁ Gases Industriais (Envasamento de Gases Industriais)
Parati – Pádua Ltda (Indústria Alimentícia)
Metalúrgica Milani (Indústria Metalmecânica)
 

Texto Fabrício Minussi (ColaborouNathale Kraetzig)
Fotos: Fabrício Minussi
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial