Notícias
17/10/2011 19/10/2011 15h24m
De cara nova: inicia a transformação do cenário histórico ferroviário com a pintura de 84 residências na Vila Belga
“Vamos começar o próximo ano com a casa pintada, nova por dentro e por fora”. Foi assim que aposentado da Rede Ferroviária,Valmir Machado, de 67 anos, descreveu a transformação da paisagem da Vila Belga. No final da tarde desta segunda-feira (17), aconteceu a solenidade que deu início ao Projeto Tudo de Cor para Santa Maria, com a pintura das duas primeiras residências, as casas número 32 e 42, localizadas na Rua Doutor Wauthier .
Com pincel na mão e um grande sorriso nos lábios, Machado espera há 16 anos por esta mudança e não se cansa de dizer que esta é a realização de um sonho para toda sua família. “Desde que nos mudamos para cá esperamos por este momento. Agora com todas as casas coloridas, todos terão uma nova visão da Vila Belga”, destaca o antigo ferroviário.
A mesma satisfação pode ser evidenciada em dezenas de moradores que acompanharam atentamente o início da mudança estética do patrimônio historio do Município. Para o presidente da Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga, Valmir Borges, o local carrega a história de Santa Maria e a recuperação do espaço representa uma conquista que não se restringe aos habitantes do local, mas sim para todos os santa-marienses.
Também visivelmente emocionado, o prefeito Cezar Schirmer agradeceu a todos os envolvidos neste processo, aos parceiros e a comunidade que auxiliaram para que esta proposta fosse um sucesso. “Estamos colocando Santa Maria no patamar de outras cidades turísticas do Brasil, como Salvador, Recife e Porto Seguro. Este projeto vai permitir o resgate da história e a projeção do futuro turístico da cidade, trazendo renda e mudando a face de Santa Maria”, enfatizou o chefe do Executivo.
Já para a secretária de Município de Cultura, Iara Druzian, a iniciativa é o resultado do trabalho de “muitas mãos, muitas entidades e pessoas envolvidas neste processo de construção”. O projeto Tudo de Cor para Santa Maria é uma parceria entre Prefeitura e empresas Falk Tintas, Tintas Coral e Atlas Pincéis e Ferramentas. Ao todo, 84 casas históricas da Vila Belga receberão o benefício, além de prédios no entorno, como a Gare.
História
Projetada pelo engenheiro belga Gustave Vauthier, a vila foi construída no período de 1901 e 1903 para servir de moradia aos funcionários da companhia belga "Compagnie Auxiliare des Chamins de Fer au Brésil", que vieram para construir a ferrovia.
A Vila Belga é considerada patrimônio histórico e cultural do município (lei municipal nº2983/88, de 6 de janeiro de 1988). No Rio Grande do Sul, apenas três cidades foram contempladas com a novidade: Porto Alegre, Santo Antonio da Patrulha e Santa Maria.
“Tudo de cor para você”
Iniciado em agosto de 2009, “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da empresa AkzoNobel. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro. O combate à degradação de áreas promove alegria, descontração e, o mais importante, leva cidadania a todos os membros das comunidades. O projeto une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas, criando um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e na qualidade de vida da comunidade. Desta forma, a Coral desperta o senso de cuidados nas localidades por onde passa, capacita pintores e dá o exemplo para outras vizinhanças também cuidarem de seus espaços.
Texto: Mayura Leal e Maria Luiza Guerra
Fotos: João Alves