Notícias
18/10/2011 20/10/2011 11h17m
Programação da Semana da Alimentação promoveu atividades no Restaurante Popular, nesta terça-feira (18)
A Semana da Alimentação iniciou nesta segunda (17), às 9h, com atividades na Praça Saldanha Marinho. A Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Ação Social, Cidadania e Direitos Humanos (Diretoria de Segurança Alimentar) promove o evento em parceria com o Programa Mesa Brasil, do Sesc, com o Comitê Gaúcho de Ação da Cidadania, com o Conselho de Segurança Alimentar (Consea) e com a Unifra.
Nesta terça-feira (18) a programação seguiu com atividades no Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter, com início às 11h30. As ações de avaliação nutricional, orientações sobre alimentação saudável e verificação de pressão arterial aconteceram no térreo do restaurante, na Rua Venâncio Aires, anexo ao Centro Administrativo Municipal.
A nutricionista Andressa da Rosa Rodrigues conta que a ênfase das ações ao longo da semana está no reaproveitamento dos alimentos. “Acredito que muita gente ainda não sabe o que é nutrição, então, essa programação, em questão de saúde pública, mostra o trabalho dos nutricionistas e a importância da alimentação e do reaproveitamento dos alimentos”, afirma Andressa.
A responsável técnica do Restaurante Popular, nutricionista Vanessa Medina, conta que o público tem se mostrado interessado e bem participativo durante as ações. Ela revela que o cardápio do Restaurante é formulado a partir do que os produtores da região (que fornecem os produtos para o restaurante) têm para oferecer na semana. Isso tem relação com a sazonalidade dos alimentos, outro assunto a ser abordado durante a Semana da Alimentação. A nutricionista afirma que utilizar os alimentos da estação além de ser saudável, representa uma economia para o consumidor.
Para a dona de casa Wilma Stroschein, que estava fazendo avaliação nutricional, essas informações são muito importantes, inclusive para repassar o que aprendeu aos familiares. “Tem gente que não tem acesso e às vezes quer fazer certo, mas faz errado por falta de conhecimento”, afirma Wilma.
O município oferece à comunidade, além do Restaurante Popular, com refeição à R$ 1,25, sete cozinhas comunitárias, um banco de alimentos ( em parceria com o Sesc), para distribuição para as cozinhas e entidades filantrópicas e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Está em construção uma nova cozinha comunitária, na Vila Carolina, com verba do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e contrapartida do município. A estrutura deverá estar em funcionamento até março do próximo ano.
A Programação da Semana da Alimentação prossegue até sexta-feira (21)
Programação da Semana da Alimentação
Até dia 22 de outubro
Quarta-feira, dia 19
Horário: 14h
Local: Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter
- Palestra com o engenheiro agrônomo Alcione Piasentin Claro sobre o tema“Agricultura familiar – produção local, preço e disponibilidade de produtos”
Quinta-feira, dia 20
Horário: 14h30
Local: Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter
- Concurso de Receitas: apresentação e julgamento dos pratos participantes
Sexta-feira, dia 21
Horário: 15h
Local: Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter
- Oficina de aproveitamento dos alimentos
Texto: Acad. Jorn. Nathale Kraetzig
Foto: João Vilnei