Notícias
18/01/2012 18/01/2012 16h18m
Copa 2014: engenheiros da FIFA chegam a Santa Maria na sexta (20) para avaliar instalações da cidade
Dois engenheiros credenciados pela FIFA chegam a Santa Maria nesta sexta-feira (20) para vistoriar as instalações do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Estádio Presidente Vargas. Os dois locais foram credenciados pelo Município para receber delegações estrangeiras como subsede da Copa do Mundo de 2014.
O prefeito Cezar Schirmer foi informado nesta quarta-feira (18) da visita de representantes da Comissão de Vistoria das cidades candidatas à subsede da competição internacional. “Vamos recepcionar os representantes da FIFA na manhã de sexta-feira e reforçar que Santa Maria quer ser subsede da Copa de 2014. A cidade vem se credenciando, recebendo grandes eventos esportivos internacionais. Isso demonstra que estamos no caminho certo. Vamos conversar e colher as impressões dos engenheiros”, disse o prefeito
Na comitiva da FIFA que vem a Santa Maria está o arquiteto Airton Giachini, responsável pela inspeção dos estádios candidatos a centro de treinamento durante a Copa 2014. Nesta quarta-feira (18) a delegação esteve em Caxias do Sul vistoriando as instalações dos estádios Centenário e Alfredo Jaconi. Além de Santa Maria e Caxias do Sul concorrem como subsede as cidades de Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Canoas. Nesta quinta-feira (19), a comitiva da FIFA estará vistoriando instalações em Lajeado e Cruz Alta.
A agenda programada para Santa Maria inicia às 9h30, quando a delegação será recepcionada pelo prefeito e reitor da UFSM, Felipe Müller, no CEFD da instituição. Na oportunidade será feita a inspeção no local e os técnicos da FIFA terão um encontro reservado com as autoridades. Logo após a agenda os visitantes almoçam e, em seguida, parte para a vistoria no Estádio Presidente Vargas.
De acordo com o secretário adjunto de Município de Juventude, Esportes, Lazer, Idoso e Criança, Luiz Fernando Nunes, a imprensa poderá acompanhar e registrar os passos da comitiva da FIFA que chega à Santa Maria nesta quinta-feira à noite.
Cidade apta para ser subsede das Olímpiadas 2016
No dia 14 de dezembro de 2011 a Comissão Técnica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou o relatório sobre as instalações de Santa Maria que poderão receber delegações estrangeiras durante as Olimpíadas que acontecem no Brasil, em 2016. De acordo com a análise realizada pelo Comitê, o Avenida Tênis Clube (ATC) está apto para receber equipes de tênis. Além do ATC, aprovado na vistoria, a cidade ainda está no páreo para sediar mais jogos, caso também sejam aprovadas as quadras do Centro Desportivo Municipal (CDM). No Estado, 10 municípios gaúchos concorrem para ser subsedes das Olímpiadas e, no Brasil, 350 passaram para a fase de avaliação técnica.
“Santa Maria vem se destacando no cenário nacional e internacional sediando grandes eventos esportivos. Da mesma forma, temos investido na qualificação dos espaços esportivos da cidade. O anúncio veio a confirmar as políticas públicas de esporte implementadas pela atual Administração. Aguardamos com otimismo a resposta sobre a utilização do CDM. Ganha Santa Maria, ganha o Estado e, em especial, os santa-marienses, que poderão acompanhar o treinamento de atletas nacionais e estrangeiros”, disse o prefeito Cezar Schirmer, à ocasião.
Os técnicos da COB, Sérgio Sartori e Tatiana Kelab, estiveram na cidade ainda no final de outubro para avaliar as condições estruturais do Avenida Tênis Clube (ATC) e do Centro Desportivo Municipal (CDM). No ATC foram vistoriadas as quadras de tênis, instalações do judô e a obra do Ginásio Poliesportivo e, no CDM, as duas quadras poliesportivas, inauguradas durante os Jogos Universitários Gaúchos (Jugs), em agosto de 2011.
Texto: Fabricio Minussi
Foto: Edgar Vaz/Divulgação/Juventude