Notícias
23/01/2012 23/01/2012 14h49m
Aberta a licitação para construção dos parques municipais do Jockey Club e São Vicente Pallotti
A construção de dois grandes parques de lazer no município estão próximas se tornar realidade. Os projetos do Parque Municipal Jockey Club e o Parque Municipal São Vicente Pallotti, idealizados pela Administração Municipal, estão em processo de licitação. O Programa Parques Municipais, do Executivo, é uma ideia que propõe a implantação de diversos espaços verdes na área urbana. O objetivo é valorizar a paisagem natural, disponibilizar áreas de lazer, recreação e esportes para a comunidade e potencializar o turismo local.
O fator que mais irá impactar neste processo será a revitalização da antiga sede do Jockey Club, onde corridas de cavalo reuniam milhares de santa-marienses no passado, marcando a história da cidade. "Santa Maria se destaca por suas belezas naturais. No entanto, a população carece de áreas de lazer, recreação e contemplação", disse o prefeito Cezar Schirmer. Os dois parques serão construídos com recursos financiados pela Banco Mundial (BIRD), de uma rubrica de R$ 15,6 milhões destinados ao município para obras de lazer, recreação, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Os projetos são do Escritório da Cidade.
Parque do Jockey Club
O primeiro espaço de lazer que será disponibilizado aos santa-marienses, localizado no Bairro Juscelino Kubistchek, região Oeste, corresponde a uma área de 24,43 ha e terá dois setores – esportivo e cultural. A primeira etapa da obra prevê um espaço cultural para atividades múltiplas, duas quadras esportivas polivalentes de concreto, três quadras de vôlei de areia, e um playground de areia com 31 brinquedos. Já na segunda fase o local irá receber estacionamentos (veículos, ônibus e bicicletas), reforma da edificação existente, espaço para trilhas de passeio a cavalo, quiosques, sanitários, espaços para contemplação, pista de skate, ciclovia, pista de caminhada, área de ginástica, palco e lago. Além disso, a entrada terá um pórtico, cujo acesso principal será pela Rua das Pereiras.
Parque São Vicente Palloti
Outro importante espaço de lazer que será disponibilizado à população é o Parque São Vicente Pallotti, compreendido em uma área de 6,32 há, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, região Central da cidade. Pelo projeto, a empreitada também será executada em duas etapas. A primeira prevê a delimitação do estacionamento junto a BR-158, pórtico, trilhas, passarelas, decks, mirante, lago e setor esportivo. A área destinada à prática esportiva terá pista de caminhada, loja para venda de lembranças da cidade e do parque, lancheria, copa, sanitários, sala de direção e de reunião, secretaria, tesouraria, sala de imprensa e setor de projetos ambientais. Na segunda fase da obra serão priorizadas as construções de mais dois pórticos de entrada (acessos pelas ruas Israel Seligman e Padre Kentenich), estacionamentos, remanejo da ponte de ferro na BR-287, espaços para contemplação, orquidário e viveiro, capela e espaço para educação ambiental. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em realizar a construção será na dia 17 de fevereiro, 11h, no setor de licitações da Prefeitura Municipal.
Parque do Morro
No dia 14 de janeiro mais de 500 pessoas participaram de uma caminhada promovida pela Prefeitura para a apresentação da área do futuro Parque do Morro, no Campestre Menino Deus. Na oportunidade, o prefeito Schirmer apresentou aos santa-marienses a proposta de um parque que contemple lazer, recreação, contemplação e prática de diferentes modalidades de esportes radicais, com enfoque voltado à preservação do meio ambiente. O projeto também está sendo elaborado pelo Escritório da Cidade com a participação de entidades de preservação do meio ambiente. A comunidade também será chamada a opinar sobre a adequação da área verde de aproximadamente 156 hectares. O local foi adquirido pela Prefeitura ainda em 2011.
SAIBA MAIS
Parque Municipal Jockey Club - área de 24,43 ha
1ª Etapa:
- Quadras de esporte - fechadas com alambrado, para voleibol, futebol, basquete;
- No playground será instalado um conjunto de brinquedos, com 31brinquedos,
compondo uma área de 18m x 14m, para a área de recreação infantil;
-Pórtico - acesso principal será pela Rua das Pereiras;
2ª Etapa:
-Bancos, mobiliários e bebedouro;
-Estacionamentos;
-Reforma da edificação existente;
-Trilhas para passeio a cavalo;
-Área e baia para cavalos;
-Quiosques;
-Sanitários;
-Espaços para contemplação e para piquenique;
-Áreas de ginástica ao ar livre;
-Pista de skate;
-Pista de caminhada;
-Ciclovia;
-Palco;
-Lago.
Parque São Vicente Pallotti - área de 6,32 ha
1ª Etapa:
-Delimitação do estacionamento, junto a BR-158
-Pórtico 1;
-Fechamento parcial (alinhamento da Rua Padre Kentenich e BR-158)
-Trilhas;
-Passarelas elevadas;
-Decks e Mirante;
-Lago 1 e Lago 2;
-Caminho Principal pavimentado;
-Setor esportivo (pista de caminhada, mini-quadras de futebol, quadra polivalente, quadras de areia, playground, área de ginástica, área de lazer e contemplação, etc.);
-Direção Geral do Parque (construção contendo atendimento aos visitantes, loja para venda de lembranças do parque e da cidade, lancheria, copa, sanitários, direção, sala reunião, secretaria, tesouraria, sala de comunicação e imprensa, setor de projetos ambientais, etc.).
2ª Etapa:
-Pórtico 2 (acesso pela Rua Israel Seligman) e Pórtico 3 (acesso pela Rua Padre Kentenich);
-Adequação da Rua Israel Seligman (estacionamento);
-Remanejo da ponte de ferro da BR-287 para a Rua Israel Seligman;
-Complementação de Passarelas elevadas;
-Orquidário e Viveiro;
-Capela;
-Espaço para Educação Ambiental.
Parque do Morro
- Projeto está sendo elaborado pelo Escritório da Cidade com a colaboração de entidades de preservação do meio ambiente.
- Parque estará situado numa área de 156 hectares adquirida pelo município ainda em 2011, no Campestre Menino Deus.
- Caminho Principal Trilha
- Previsão é de que o primeiro módulo, de contemplação e infraestrutura mínima de lazer e segurança possa estar operando ainda no primeiro semestre de 2012.
- Parque terá mirantes, áreas de lazer, trilhas para a prática de caminhadas e outras modalidades esportivas como balonismo, rapel, escalada, montanhismo, bicicross, paraglider, vôo livre e outros.
Texto: Mayura Leal, Maria Luiza Guerra e Fabrício Minussi
Fotos: Escritório da Cidade