Notícias
26/01/2012
Bilbao: visita à fábrica de veículos leves sobre trilhos na agenda da missão empresarial
A missão empresarial santa-mariense liderada pelo prefeito Cezar Schirmer visita, nesta sexta-feira (27), a fábrica CAF de veículos leves sobre trilhos (VLT), que fica na cidade de Beasain, no País Basco. A intenção é colher informações sobre o sistema alternativo de transporte que vem sendo implantado nos grandes centros urbanos e cada vez mais ganha espaço em cidades de médio porte. Para o chefe do Executivo, a proposta de implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos pode uma série de benefícios para o município.
“Estamos pensando em Santa Maria para 20 anos. E a implantação destes modernos veículos vai ao encontro das políticas que adotamos desde o início da nossa administração, que é de melhorar substancialmente o sistema viário e de mobilidade urbana da nossa cidade. Essa é a visão do nosso Governo e é nesse sentido que vamos continuar trabalhando”, destacou Schirmer. O prefeito lembra que os primeiros contatos nesse sentido já foram feitos ainda em outubro de 2011, quando o chefe do Executivo recebeu o diretor da empresa Bom Sinal, Eduardo Bissacot.
"Estamos verificando a viabilidade deste sistema para a cidade. Este é um dos tipos de transporte que está sendo analisado, junto a outras formas”, explica o prefeito. A rota de circulação do trem na cidade já está prevista. A intenção do Executivo é que os veículos partam dos bairros Tancredo Neves e Santa Marta, na Região Oeste, transitem pela Região Norte, até chegar ao Bairro Camobi, na Zona Leste.
“Santa Maria é o berço ferroviário do Estado. Nós temos uma malha ferroviária pronta no entorno da cidade e, com isso, não necessitaríamos de recursos para a construção de trilhos”, salienta o prefeito Cezar Schirmer. A implantação do sistema será discutida nas audiências públicas que definirão o Plano Diretor de Mobilidade Urbana.
“Esse novo empreendimento, extremamente moderno e fundamental para o futuro da cidade, principalmente para desafogar o trânsito e dar melhores condições às pessoas que necessitam do transporte coletivo, assim teremos outra possibilidade, um novo modal", concluiu o prefeito.
Saiba mais
- A multinacional ferroviária espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) anunciou que já desenvolveu e produzirá até o final deste ano trens de alta velocidade (TAV) com a mais avançada tecnologia, capazes de atingir até 350 km/h de velocidade e transportar 500 passageiros.
- A fábrica da empresa no país foi construída no tempo recorde de 12 meses, com recursos próprios de R$ 200 milhões.
- Emprega hoje contingente superior a 1 mil funcionários diretos e já começou a entregar os mais de 100 trens e 750 carros de passageiros encomendados pela CPTM e o Metrô de São Paulo.
- As novas composições são formadas por até oito carros, têm acesso para deficientes, equipamentos de monitoramento, ar condicionado, circuito interno de televisão, cafeteria e sinalização para embarque e desembarque de passageiros nas estações.
Texto: Fabricio Minussi
Foto: Divulgação