Notícias
27/01/2012 27/01/2012 23h26m
Extra: Aclima anuncia unidade em Santa Maria. Missão do País Basco chega à cidade em março
O presidente da Aclima, Juan Luis Moragues, anunciou na tarde desta sexta-feira (27), investimentos no Brasil do cluster Basco que reúne 98 empresas com atividades voltadas ao meio ambiente com processos sustentáveis. O conglomerado utilizará Santa Maria como porta de entrada dos investidores do País Basco na América Latina, estreitando relações com empresas locais e firmando parcerias com o Santa Maria Tecnoparque. Uma comitiva liderada pelo presidente da Aclima estará na cidade entre os dias 12 e 15 de março escolhendo o terreno para a instalação da unidade e para fechar parcerias com a Prefeitura e empresários.
Juan Moragues salientou o alto nível das negociações com os empresários de Santa Maria, que participam, desde segunda-feira (23), da missão de prospecção liderada pelo prefeito Schirmer. “O prefeito e os empresários de Santa Maria souberam apresentar a cidade e seus potenciais. Por isso, após analisarmos as condições oferecidas entendemos que Santa Maria oferece as condições para que possamos estabelecer e estreitar, imediatamente, laços comerciais e de intercâmbio, por instalações de empresas daqui (País Basco) em Santa Maria e vice-versa. Estaremos em março na cidade, para definirmos a nossa logística de atuação e instalação da nossa unidade para darmos início às parcerias que serão de curto à médio prazos”, explicou o presidente da Aclima.
Schirmer passou toda a sexta-feira na companhia de Juan Luis Moragues. Acompanhado do secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, e do superintendente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Diogo de Gregori, o prefeito ultimou os preparativos para o anúncio oficial da Aclima.
“Foi uma semana de muito trabalho e troca de informações. Agora, precisamos enaltecer o trabalho desenvolvido por todos que integram a missão, empresários e companheiros de governo. Essa é mais uma demonstração de que estamos no caminho certo para transformarmos Santa Maria numa cidade que possa se desenvolver economicamente com políticas de desenvolvimento sustentável, atraindo grandes investidores. Foi assim com a KMW. Disputamos a Hyundai com São Leopoldo e perdemos. Agora, estamos trazendo para a cidade representantes de 98 indústrias que querem investir na América Latina, tendo como porta de entrada Santa Maria e isso precisa ser comemorado”, concluiu Schirmer.
O prefeito deverá ter novos encontros com os diretores da Aclima durante o final de semana para tratar de detalhes da agenda do grupo basco em Santa Maria. De acordo com o secretário Giovani Manica, neste final de semana, também devem ser assinados termos de cooperação entre indústrias de Santa Maria e integrantes do Cluster. “Estas negociações ocorrem num alto nível e esperamos anunciar mais novidades nos próximos dias, decorrentes do intercâmbio que está sendo promovido pelo prefeito entre representantes dos dois países”, concluiu Manica.
Aclima
Fundada em abril de 1995, a Associação Cluster de Indústrias de Meio Ambiente do País Basco (Aclima) reúne, atualmente, 98 indústrias associadas, 83 empresas privadas ligadas ao setor, 15 Membros Honorários e mais de 9,2 mil profissionais envolvidos. A Aclima visa liderar ações para promover a competitividade da eco-indústria. Os integrantes da associação são fornecedores de bens e serviços, como engenharia, consultoria, planejamento urbano e construção, bem como instituições públicas, centros tecnológicos e universidades.
O que é um Cluster
Um Cluster é um grupo de empresas interconectadas e de instituições associadas, próximas geograficamente e ligadas por atividades e interesses comuns e complementares entre si. Os Clusters visam melhorar a competitividade das empresas associadas, por meio de projetos de cooperações, e desempenham a função de agentes de contato entre as instituições, gestores de comunicação, identificadores de oportunidades e apoiadores de processos de trabalho.
A missão
Participam da missão santa-mariense, além do prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, o diretor de Gabinete Rogério de Assis Brasil, representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Fórum de Entidades Empresariais, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Câmara de Vereadores e empresários com atuação voltada aos segmentos de metalurgia, consultoria ambiental, gestão de resíduos sólidos e construção de transformadores de distribuição de energia elétrica.
A comitiva
Cezar Augusto Schirmer
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Marcos Ugalde de Araujo Goes
Sustentasul Consultoria Ambiental
Gilson Tadeu Amaral Piovezan Júnior
GR2 – Gestão De Resíduos Sólidos
Marçal Paim da Rocha
Químea
Juliana Vidal Marcon
Destina Soluções em Resíduos
Sonia de Avila Botton
UFSM
Diogo De Gregori
Agência de Desenvolvimento de Santa Maria
Lucas Fernandez Robinson
Robinson, Bernardes & Dias Advogados
Rogério Carvalho de Assis Brasil
Diretor do Gabinete
Prefeitura Municipal de Santa Maria / Unifra
Valéria Cristina Paredes Robinson
Destina Soluções em Resíduos
Giovani Carter Manica
Secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Maria de Lourdes Castro
Câmara Municipal de Santa Maria
Souvenir Machado
Diretor da Cacism e Presidente do Fórum das Entidades Empresariais
Marcio Mansilha
Polo Electro
Eduardo Mansilha
Polo Electro
Texto: Fabrício Minussi
Foto: Divulgação Prefeitura