Inicial > Notícias > Diretor da maior empresa produtora de...

Notícias

30/01/2012 31/01/2012 10h41m

Diretor da maior empresa produtora de cítricos da Espanha vem a Santa Maria no mês de maio


Prefeito observa as frutas durante o processo de seleção/Foto: Arquivo

A missão santa-mariense na Espanha, liderada pelo prefeito Cezar Schirmer, chega na segunda etapa, com novo foco e já contabiliza importantes contatos no ramo de citricultura. A cidade de Valência, maior produtora de cítricos da Espanha é o palco das prospecções. No mês de maio, após o final da colheita da laranja, os diretores da Frutas Tono, Antônio Vercher e Jaime Vercher estarão em Santa Maria para verificar as condições do município e as possibilidades de investir em parcerias. “Apresentamos a cidade aos investidores. Santa Maria possui clima e solo excelentes para a cultura de cítricos e os espanhóis têm forte interesse em diversificar a produção de buscar novos mercados”, disse o prefeito.

A Frutas Tono, grupo empresarial considerado um dos maiores produtores de cítricos da Espanha, já possui investimentos em outros países e também atua na distribuição, seleção, packing (seleção, limpeza e embalagem) e comercialização de cítricos em toda a Europa. São cerca de 1.400 empregados – 300 na atividade de packing e o restante nos pomares, em especial, na colheita, que é manual. “Por isso é uma grande geradora de empregos”, disse Schirmer, que acredita na possibilidade de que sejam firmadas parcerias com empresários locais.

A segunda-feira (30) também foi de contatos com representantes de cooperativas de produtores da Espanha. Nesse sentido, Schirmer, o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, o diretor de Gabinete, Rogério de Assis Brasil e o superintendente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Diogo De Gregori, também estiveram na Associação de Cooperativas Espanholas (Anecoop).

“Trata-se da maior associação de cooperativas agrícolas da Espanha, com representação em diversos países na Europa e líder na distribuição de frutíferos em todo o mercado europeu”, comentou Manica. De acordo com o secretário, a comitiva tratou da possibilidade de transferência de tecnologias de produção e de investimentos e parcerias para incrementar a atividade da fruticultura na região.

Schirmer também lembra que a Espanha, na sua entressafra, importa produtos de outros países como o Brasil. “Além das condições de solo e clima Santa Maria possui boa logística para o escoamento da produção”, comentou o prefeito, que também visitou a Fincas Pomares de Cítricos, que fica nos arredores de Valência, na cidade de Benifeiró de La Valldigna.

“Estamos encaminhando importantes contatos e certamente poderemos ter novidades quanto a investimentos espanhóis e parcerias na área de fruticultura para Santa Maria”, concluiu o prefeito. A agenda segue nesta terça-feira (31) mantendo contatos com grandes produtores das áreas de cítricos e fruticultura da Espanha e com uma reunião com o secretário Geral da Federaçãode Industrias de Alimentação e Bebidas, Gónzalez Alemán.

 

Texto: Fabricio Minussi

Fotos: Divulgação

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial