Notícias
10/04/2012 11/04/2012 11h05m
Diretores de fábrica chinesa de caminhões já estão em Santa Maria para conferir área no DI
Uma missão de investidores chineses chegou no final da tarde desta terça-feira (10) a Santa Maria, para conhecer a cidade que é candidata a receber uma montadora de caminhões. A vinda desses empresários foi intermediada após um primeiro encontro do prefeito Cezar Schirmer com representantes do grupo que tem 120 mil empregados e faturamento anual de R$ 38,2 bilhões. A comitiva foi recepcionada no Aeroporto de Camobi pelo prefeito, que deu as boas vindas aos investidores que cumprem uma extensa agenda na cidade durante esta quarta-feira (11).
As negociações para a instalação da fábrica no Rio Grande do Sul (RS) estão sendo tocadas pelo Governo do Estado e as prefeituras de Santa Maria e Camaquã (também candidata a receber o investimento chinês). Os representantes do grupo chinês já estiveram em Santa Maria para conhecer a área do Distrito Industrial (DI) e agora, os diretores da empresa estão na cidade para negociar.
Toda a agenda dos visitantes foi tratada junto à Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Além de conhecerem o DI, onde se pretende a instalação da planta, os chineses farão um sobrevoo pela cidade. Os planos dos chineses quanto ao tamanho da fábrica, investimentos e quantidade de mão de obra gerada são tratados com a mais absoluta reserva.
“Santa Maria está no visor do desenvolvimento no RS. Isso jamais aconteceu. Hoje, estamos disputando investimentos no Estado. Foi assim com a KMW e será assim com qualquer outra iniciativa que queira aportar no RS. Santa Maria é e sempre será candidata a receber estes investimentos e estamos fazendo o nosso papel, que é de oferecer os incentivos e benefícios para que as prospecções se materializem”, disse o prefeito Cezar Schirmer, que acompanha a agenda dos chineses na cidade.
Texto: Fabricio Minussi
Foto: Carlos Nunes/PMSM