Notícias
19/04/2012 19/04/2012 17h55m
Santa Maria sedia encontro regional de turismo, nesta quarta. City Tour encerra as atividades à tarde
Santa Maria voltou a ser o foco dos debates sobre turismo para os municípios da região central do Estado. Após sediar o 3º Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, a cidade foi palco, nesta quinta-feira (19), da reunião do Conselho de Dirigentes do Turismo da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro). Durante o encontro, que discutiu a estruturação turística de toda a região, foram realizados workshops, reuniões e visitas técnicas aos atrativos da cidade.
O prefeito Cezar Schirmer frisa que as ações promovidas pelo Executivo para desenvolver o potencial turístico da cidade credenciam Santa Maria a sediar importantes encontros relacionados à temática. Para ele, o momento vivido pelo município, aliado aos atrativos, colocam a Cidade Coração do Rio Grande numa posição de destaque. “Investimos nos potenciais turísticos da nossa região. Temos muita expressão no turismo religioso, de eventos, paleontológico e ferroviário”, salienta.
A secretária de Município do Turismo, Norma Moesch, destaca a importância das políticas públicas de desenvolvimento do turismo regionalizadas, propostas pelo Poder Executivo, e voltadas à região Centro do Rio Grande do Sul. “Não podemos pensar turismo em Santa Maria dissociado dos municípios, da comunidade da região central. Nós podemos, sim, ser o próximo destino turístico do sul do Estado. E este é o momento que prevejo, porque estamos atraindo a atenção de investidores”, comenta.
Norma vai além e lembra a importância do Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas para o desenvolvimento do turismo na região. “O fórum excedeu a si mesmo. Mostramos que temos potencialidades, que temos diferenciais marcantes. Esta é a região rica, com o patrimônio paleontológico extraordinário a ser explorado, a ser trabalhado e capitalizado. Nós temos que pensar grande, pois trabalhamos com um homem de visão extraordinária, que é o prefeito Cezar Schirmer”, exalta a secretária.
Pela manhã, cerca de 20 dirigentes de turismo dos municípios centrais acompanharam o workshop ministrado pela ex-diretora de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, do Ministério do Turismo, e atual consultora em turismo e comunicação, Tânia Brizolla. A oficina, que aconteceu na Sala de Reuniões do prédio João Fontoura Borges, abordou questões como a regionalização do turismo no Estado e roteirização turística para os municípios da AM Centro.
Para Tânia, a região central é um futuro e promissor destino turístico do Estado. “A região central, onde Santa Maria se encontra, é muito rica em atrativos, em possibilidades. Também considero que a região tem alguns atrativos que são únicos pro Rio Grande do Sul, como, por exemplo, a questão da paleontologia. Como encontrar isto em outros lugares? Então ela é um atrativo único”, sinaliza.
As atividades continuaram à tarde com uma visita técnica aos atrativos turísticos de Santa Maria. O City Tour saiu da Avenida Rio Branco por volta das 15h30 e iniciou o seu roteiro de apresentação da cidade pela Basílica da Medianeira. Em seguida, os visitantes pararam no Museu do Quartel Mallet e Vila Belga. Além disso, os turistas conheceram a história étnica, educacional e ferroviária, ao passar pela Gare da Viação Férrea e Vila Belga, e a tradição militar do município.
Encontro é aprovado pelos dirigentes de turismo da região
Para o chefe do Departamento de Cultura e Turismo de São Pedro do Sul, Henrique Rodrigues, uma cidade, sozinha, pode não apresentar atrativos ou potenciais turísticos suficientes, mas unidas, as possibilidades se multiplicam. “Temos que acabar com a divisão. Cada cidade tem suas potencialidades, como gastronomia, paleontologia, religião, entre outras. Somadas, o roteiro turístico fica mais rico”, acredita o dirigente de turismo.
A iniciativa da Secretaria de Município de Turismo de Santa Maria em realizar esses encontros periódicos, que reúnem responsáveis pelo setor em diversas cidades da região, é aprovada pelos envolvidos. “É uma atitude excelente, que nos proporciona conhecer muitas possibilidades, além de entender a realidade de outros municípios. A troca de idéias e de experiências é algo muito positivo”, diz Débora Vizzoto, chefe do departamento de Cultura e Turismo de Faxinal do Soturno.
Já para o Secretário de Turismo de Agudo, Roberto Leopoldo Schorn, não é só a troca que pode ser encarada como positivo. “Ouvir o que os outros municípios e os especialistas têm a dizer também serve para motivar o nosso trabalho. A união que existe hoje na região é um dos pontos mais fortes para que o turismo se desenvolva. A Quarta Colônia tem um grande potencial e já se encontra em fase de desenvolvimento”, diz Schorn.
Texto: Luiz Otávio Prates
Fotos: João Alves