Notícias
28/05/2012 28/05/2012 17h32m
Fusão das empresas Trip e Azul pode acelerar implantação de voos regulares entre Santa Maria e SP
O prefeito Cezar Schirmer recebeu com satisfação, na tarde desta segunda-feira (28), a notícia da fusão das empresas aéreas Trip e Azul. Segundo Schirmer, a união das duas companhias pode significar um avanço nas pretensões do município que articula a implantação de voos regulares de Santa Maria para São Paulo. “Sem dúvida trata-se de um novo cenário que pode abrir novos caminhos para que a cidade seja contemplada em menor espaço de tempo com voos regulares para São Paulo. Isso também facilitrá a atração de mais investimentos para a cidade”, disse Schirmer.
O chefe do Executivo esteve recentemente negociando com a direção das duas empresas, que se mostraram solícitas quanto a possibilidade atuar com linhas aéreas que contemplem municípios gaúchos. “Esperamos que essa fusão possa agilizar o pleito que não é só de Santa Maria, mas de toda a região Central e municípios da fronteira Oeste do RS”, disse o prefeito.
Com a fusão, acionistas da Azul devem ter 80% de participação na companhia, enquanto os da Trip ficarão com 20%. Após a união, a Azul, que é a terceira maior empresa do setor no país, aumentará a participação dos voos domésticos para 15%. A nova empresa soma uma frota de 112 aeronaves – 62 jatos Embraer e 50 turboélices ATR; opera mais de 837 voos diários – o equivalente 29% de todas as decolagens realizadas a cada dia no Brasil e 316 rotas, totalizando 96 cidades brasileiras servidas. As empresas TAM e Gol, primeiro e segundo lugares do setor no país, tiveram 38,2% e 34,4% de participação, respectivamente.
Texto: Fabricio Minussi com informações do site www.band.com.br
Foto: Divulgação/Prefeitura