Notícias
27/06/2012 27/06/2012 18h27m
Primeira semana de Guarda Municipal apresenta números animadores para a segurança de SM
O secretário de Município de Relações do Governo e Comunicação, Giovani Mânica, responsável pela implantação da Guarda Municipal, cuja cerimônia ocorreu no último dia 20, concedeu nesta quarta-feira (27) uma entrevista coletiva à imprensa com a finalidade de apresentar um balanço da primeira semana de atuação do órgão na cidade.
Mânica apresentou os números de ocorrências das quais os agentes fizeram parte e chamou a atenção para as estatísticas que surpreenderam positivamente. “Nosso prognóstico não era tão bom para um tempo tão curto de adaptação. A população entendeu o propósito da Guarda. Isso ficou claro através de uma avaliação feita com todos os atendidos em ocorrência. Em 100% dos casos as pessoas se disseram satisfeitas com o serviço prestado pelos agentes”, salientou.
Desde a implantação da Guarda Municipal foram 40 atendimentos de apoio realizados, após solicitação por telefone, e mais de 150 abordagens de indivíduos em atitude suspeita. Além disso, foram cinco bicicletas e dois skates apreendidos por uso inadequado na Praça dos Bombeiros e vinte flagrantes de atentado obsceno ao pudor em área pública, no Parque Itaimbé. Na última semana, agentes da Guarda também impediram o arrombamento de um estabelecimento comercial no centro da cidade e foram acionados em casos de violência doméstica.
O secretário destacou a atuação da Guarda nos bairros e vilas da cidade, algo que, segundo ele, só é possível graças ao contingente numeroso e ao sistema de videomonitoramento posicionado estrategicamente no centro da cidade, o que permite o destacamento de mais homens para a periferia. “A Guarda já atua nos bairros. Ela foi feita para cuidar da cidade em sua plenitude, não só do centro. Das 150 abordagens feitas até agora, a maioria foi nos bairros, próximo a escolas, a casas de famílias e praças onde nossas crianças frequentam. A maior segurança nos bairros já é uma realidade”, enfatiza.
Videomonitoramento
O secretário aproveitou a oportunidade para reafirmar a instalação de 700 câmeras de videomonitoramento em Santa Maria, pretendida para o próximo mês, e que irá colocar a cidade como a maior em números absolutos de câmeras de vigilância no Estado do Rio Grande do Sul (RS).
Cada escola pública, além de postos de saúde, entre outros patrimônios públicos serão monitorados. Além disso, serão escolhidos mais pontos estratégicos em áreas de movimento intenso para proporcionar mais segurança à população. A central de monitoramento em tempo real, que complementa o sistema, está com edital de licitação sendo finalizado e deve estar apta para ser incorporada em não mais que três meses.
Operação Cidade Limpa
O prefeito Cezar Schirmer fez questão de cumprimentar a Polícia Civil de Santa Maria pela operação Cidade Limpa, realizada na manhã desta quarta-feira (27), sob o comando do delegado Marcelo Arigony, que identificou e deu os encaminhamentos legais a cerca de 35 indivíduos suspeitos de crimes de vandalismo e pichação de patrimônio público e privado. “A Prefeitura sempre foi e sempre será parceira de ações que tenham por objetivo preservar o patrimônio público e promover o bem comum. Parabéns á Polícia Civil”, cumprimenta o prefeito.
Texto: Jorn. Gulherme Bicca
Prefeitura de Santa Maria