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28/06/2012 29/06/2012 15h19m

Planejando o futuro: prefeito autoriza elaboração dos planos diretores de Mobilidade Urbana e de Saneamento


Hernani assinou a ordem para a elaboração do Plano Diretor de Saneamento / Foto: Luiz Otávio Prates

Planejar o futuro viário e ambiental de Santa Maria. O prefeito Cezar Schirmer assinou, nesta quinta-feira (28), à tarde, as ordens de serviços que autorizam as elaborações dos planos diretores de Mobilidade Urbana e de Saneamento Ambiental do município. Para as execuções dos projetos serão investidos mais de R$ 1,9 milhão, com recursos captados junto ao Banco Mundial (Bird). “Estamos iniciando um processo de definição de planejamento da nossa cidade”, salientou o chefe do Executivo.

Para o prefeito Cezar Schirmer, Santa Maria vive um importante momento de crescimento urbano e acredita que os planos diretores vão nortear as políticas públicas voltadas ao planejamento viário e ambiental da cidade. “Santa Maria tem que rapidamente acordar para isso. É preciso planejar o futuro e, em cima disso, tomar decisões fundamentais para que se possa melhorar a qualidade de vida da nossa população”, explicou Schirmer.

O plano de Mobilidade Urbana será elaborado pelo consórcio de empresas Idom Ingeniería Y Sistemas, do País Basco, e custará, aos cofres públicos, R$ 966,6 mil. Os trabalhos iniciam na próxima semana e devem ser concluídos em até 10 meses. Durante o mesmo período será construído o plano de Saneamento Ambiental. Este, por sua vez, será desenvolvido pela empresa espanhola AgBar Sociedad General de Águas de Barcelon e custará R$ 937,7 mil.

O diretor executivo da Idom, David Moncholí Badillo, acredita que o plano de Mobilidade Urbana poderá ser um exemplo para o país. “A cidade está num momento interessante de crescimento, portanto, esta é a hora de planejar o futuro”, salientou. O diretor da Agbar, Hernani Theies, compartilhou a opinião de Badillo e lembrou que este é o primeiro plano elaborado pela empresa no Brasil. “Queremos fazer deste trabalho de saneamento um modelo”, destacou.

As assinaturas das ordens de serviço, que aconteceram no Gabinete do Prefeito, contaram com a presença do secretário de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais (Planepe), Carlos Brasil Pippi Brisola, do presidente e da arquiteta do Escritório da Cidade, Julio Neto e Sheila Comiran, da chefe e do diretor de Gabinete, Magali Marques da Rocha e Rogério Assis Brasil, do superintendente da Planepe, Elizandro do Canto, e do ex-secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Marcelo Bisogno.

Entenda

Plano Diretor de Mobilidade Urbana

O plano prevê a elaboração de projetos relacionados aos aspectos de infraestrutura, físico operacionais, discussões sociais e de gestão institucional para nortear as ações planejadas. O prefeito lembra que todas as alternativas ao trânsito da cidade passarão pelo plano. “Estamos planejando o futuro viário de Santa Maria”, explica. O serviço será executado pela empresa Idom, do País Basco.

A elaboração do plano envolve as seguintes políticas:

1. Ampliação da capacidade infraestrutural da rede viária de Santa Maria e sua relação com o viário de enlace com os municípios vizinhos;
2. Projeto físico operacional da rede multimodal de serviços públicos de transporte, além dos mecanismos institucionais de integração e o seu processo de implantação gradativa;
3. Estratégias de priorização do transporte público de passageiros de qualidade, do trânsito humanizado e ambientalmente responsável;
4. Diretrizes estratégicas vinculadas aos grandes pólos geradores de tráfego;
5. Políticas e estratégias que abordem os problemas de congestionamento de tráfego, acidentes de trânsito e poluição de ar;
6. Fomento dos modos não motorizados, transporte urbano de cargas e de estacionamento.

Investimento: R$ 966.662,54
Empresa: Consórcio Idom Ingeniería Y Sistemas S.A, Sinergia Estudos e Projetos Ltda. e Idom Consultoria Ltda. (País Basco, Espanha)
Prazo de execução: 10 meses

Plano Diretor de Saneamento Ambiental

O plano deverá ser um dos instrumentos da política de saneamento do município. A política definirá as funções de gestão dos serviços públicos de saneamento e estabelecerá a garantia do atendimento essencial à saúde pública, os direitos e deveres dos usuários, o controle social, sistemas de informação, entre outros. “Este plano trata sobre a água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos, lixo, enfim, todas as questões que envolvem a sustentabilidade, a qualidade de vida e a saúde da população”, comenta.

A construção do plano envolve outros quatro segmentos:
1. Plano Diretor de Água;
2. Plano Diretor de Esgotos;
3. Plano Diretor de Drenagem Urbana;
4. Plano Diretor de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana.

Investimento: R$ 937.740,17
Empresa: Consórcio AgBar/Quiron (Espanha)
Prazo de execução: 10 meses

Texto e fotos: Jorn. Luiz Otávio Prates

Fotos

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