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12/07/2012 12/07/2012 11h51m
Mobilidade Urbana: empresa do pais Basco está em SM para captar informações para o plano viário
O planejamento do futuro viário de Santa Maria avança a cada semana. Desta quinta (12) até a próxima segunda (16) a equipe do consórcio de empresas Idom Ingeniería Y Sistemas, do país Basco, está em Santa Maria para dar continuidade a mais uma etapa da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana. O Plano custará aos cofres públicos, R$ 966,6 mil, com recursos captados pelo Executivo junto ao Banco Mundial (Bird).
Na manhã desta quinta (12), aconteceu a segunda reunião do grupo de trabalho que irá acompanhar a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana. O encontro foi no auditório do Escritório da Cidade e contou com a participação de representantes das empresas que venceram a licitação, técnicos da autarquia e de secretarias diretamente envolvidas com o projeto, como o Controle e Mobilidade Urbana e Planejamento Estratégico e Projetos Especiais (Planep).
Segundo o presidente do Escritório da Cidade, Júlio Neto, a reunião desta quinta servirá para a busca de informações, que irão embasar os técnicos da empresa na elaboração do Plano. “Algumas informações serão fornecidas pelo Escritório da Cidade e outras captadas em outras secretarias ou órgãos”, explica Neto, ele informa também que o EC é gestor do projeto. O presidente lembra que na primeira reunião, no dia 28 de junho, houve adequações do cronograma e apresentação da equipe da Prefeitura.
Júlio Neto antecipa que a partir dos dados captados junto à Prefeitura a empresa irá elaborar uma proposta. A etapa final, segundo o presidente do EC é a implantação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana. “O plano dará as diretrizes para a implantação das intervenções no Sistema Viário da Cidade”, afirma Neto. O vice-presidente do Escritório da Cidade, Fábio Vasconcelos, acrescenta que o trabalho será acompanhado em todas as etapas.
Os trabalhos devem ser concluídos em até 10 meses. Durante o mesmo período será construído o plano de Saneamento Ambiental. Este, por sua vez, será desenvolvido pela empresa espanhola AgBar Sociedad General de Águas de Barcelon e custará R$ 937,7 mil. No total, para as execuções dos projetos serão investidos mais de R$ 1,9 milhão, com recursos captados junto ao Banco Mundial (Bird).
O diretor da Idom Brasil e especialista em mobilidade, David Moncholi, ressalta que Santa Maria será pioneira na implementação deste tipo de estratégia. “Nossa expectativa é muito alta. Pelo que já conhecemos de Santa Maria, é uma cidade muito ativa na inovação de soluções de muitos tipos, de implicação direta na economia e na sociedade. Então nesse sentido, pelo que conheço do Brasil, vai ser uma cidade pioneira neste aspecto”, assegura Moncholi.
Entenda
Plano Diretor de Mobilidade Urbana
O plano prevê a elaboração de projetos relacionados aos aspectos de infraestrutura, físico operacionais, discussões sociais e de gestão institucional para nortear as ações planejadas. Todas as alternativas ao trânsito da cidade passarão pelo plano. O serviço será executado pela empresa Idom, do País Basco.
A elaboração do plano envolve as seguintes políticas:
1. Ampliação da capacidade infraestrutural da rede viária de Santa Maria e sua relação com o viário de enlace com os municípios vizinhos;
2. Projeto físico operacional da rede multimodal de serviços públicos de transporte, além dos mecanismos institucionais de integração e o seu processo de implantação gradativa;
3. Estratégias de priorização do transporte público de passageiros de qualidade, do trânsito humanizado e ambientalmente responsável;
4. Diretrizes estratégicas vinculadas aos grandes pólos geradores de tráfego;
5. Políticas e estratégias que abordem os problemas de congestionamento de tráfego, acidentes de trânsito e poluição de ar;
6. Fomento dos modos não motorizados, transporte urbano de cargas e de estacionamento.
Investimento: R$ 966.662,54
Empresa: Consórcio Idom Ingeniería Y Sistemas S.A, Sinergia Estudos e Projetos Ltda. e Idom Consultoria Ltda. (País Basco, Espanha)
Prazo de execução: 10 meses
Plano Diretor de Saneamento Ambiental
O plano deverá ser um dos instrumentos da política de saneamento do município. A política definirá as funções de gestão dos serviços públicos de saneamento e estabelecerá a garantia do atendimento essencial à saúde pública, os direitos e deveres dos usuários, o controle social, sistemas de informação, entre outros.
A construção do plano envolve outros quatro segmentos:
1. Plano Diretor de Água;
2. Plano Diretor de Esgotos;
3. Plano Diretor de Drenagem Urbana;
4. Plano Diretor de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana.
Investimento: R$ 937.740,17
Empresa: Consórcio AgBar/Quiron (Espanha)
Prazo de execução: 10 meses
Texto: Jorn. Vera Jacques/ Jorn. Luiz Otávio Prates
Fotos: João Vilnei