Notícias
30/10/2012 30/10/2012 16h56m
Encontro de Integração do Programa Primeira Infância Melhor inicia nesta quarta (31), no Campus III da Unifra
Inicia nesta quarta (31) o I Encontro do Programa Primeira Infância Melhor Santa Maria/RS, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Saúde e apoio da Unifra. O evento, de abrangência regional, visa uma maior integração entre os municípios e os profissionais da saúde que atuam no programa. Com carga horária de oito horas a capacitação, que tem como tema “Unidos por um Objetivo”, será realizada no Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano (Conjunto III).
O encontro inicia às 8h30, com solenidade de abertura seguida de palestras. A primeira aborda o tema “Ética e Prevenção da Violência, com as assistentes sociais Andressa Bernardon e Sulelma Bredow. Na sequência, outros temas serão abordados, como Sexualidade e Erotização na Infância, com o psicólogo do Ambulatório de Saúde Mental e Mestre em Educação, César Bridi; Desenvolvimento Infantil, com a psicóloga e mestre em psicologia social e da personalidade, Fernanda Jaeger e Pré-Natal: Estratégias para diminuir a Morbi-Mortalidade em Mulheres e Recém Nascidos, com as enfermeiras Eliane Escortegeagna Socal, Elenir Terezinha Lizette Anversa e a médica ginecologista Maria Aparecida Brizola. O encerramento será às 18h.
Atenção à primeira infância
O Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública pioneira no Estado do Rio Grande do Sul, implantada em 2003, e transformada em Lei Estadual em 2006. É um programa institucional de ação socioeducativa voltada para as famílias com crianças de zero até seis anos e gestantes, em situação de vulnerabilidade social. O PIM foi implantado em Santa Maria em 2009, e desde esta época atua no Bairro Nova Santa Marta, nas vilas Pôr do Sol e Alto da Boa Vista.
Nesta região, 20 visitadores atendem, em média, 500 famílias cadastradas. O objetivo do programa é acompanhar e orientar as famílias partindo de suas culturas e experiências para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças de zero até seis anos, bem como o atendimento e cuidados com a gestante.
Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: Arquivo/Prefeitura