Notícias
06/11/2012 07/11/2012 08h30m
Assinada ordem de serviço para o Parque do Jockey Club. Obras começam já nessa semana
O prefeito em exercício, José Haidar Farret, assinou, nesta terça-feira (6), a ordem de serviço para o início de mais um grande empreendimento voltado para o bem estar e qualidade de vida dos santa-marienses: o Parque do Jockey Club, criado sobre a estrutura pré-existente, de 24 hectares, do jóquei da Vila Prado, na região oeste da cidade.
A ordem de serviço é referente à primeira fase da obra do Parque, no valor de mais de R$ 2 milhões advindos de financiamento junto ao Banco Mundial (Bird), e que compreende a construção de um pórtico de entrada, abertura de caminhos principais e secundários, espaço cultural de atividades múltiplas, duas quadras poliesportivas, três quadras de vôlei de areia e um playground com 31 brinquedos. A empresa tem um prazo de quatro meses para finalizar a primeira fase.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, o trabalho da construtora Betonart, responsável pela obra, começa já nessa semana. “Nós estamos trabalhando para garantir agilidade a essa obra. Inclusive o canteiro de obras já está sendo montado para que, se não houver contratempos, a obra comece em menos de 24 horas, não precisando se valer do prazo de cinco dias após a assinatura da ordem de serviço”, diz Calil.
Farret destacou a magnitude do projeto Parque do Jockey Club. “Este Parque é o vislumbre de uma nova Santa Maria. Uma Santa Maria mais humana e com os olhos voltados para o futuro, onde as famílias terão um espaço para o lazer e entretenimento que será modelo no Rio Grande do Sul, ponderou o prefeito em exercício.
A segunda fase
Na segunda fase, que ainda não tem data para ser assinada a ordem de serviço, o Parque do Jockey Club irá receber estacionamentos para veículos, ônibus e bicicletas; reforma da edificação existente; espaço para trilhas de passeio a cavalo; quiosques; sanitários; espaços para contemplação; pista de skate; ciclovia; pista de caminhada; área de ginástica; palco e lago.
Programa Parques Municipais
O Parque do Jockey Club integra o Programa Parques Municipais, da Administração Municipal, que propõe a implantação de diversos espaços verdes na área urbana. O objetivo é valorizar a paisagem natural, disponibilizar áreas de lazer, recreação e esportes para a comunidade e potencializar o turismo local. Além do Jockey Club, outros dois parques serão criados em Santa Maria: o Parque São Vicente Palloti, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, e o Parque do Morro, no Campestre Menino Deus.
Garantias
A ordem de serviço para o início das obras da primeira fase do Parque do Jockey Club já havia sido assinada em setembro, porém foi cancelada para que a empresa licitada tivesse tempo necessário para obter as garantias bancárias exigidas pelo Bird. O cancelamento se fez necessário para manter a legalidade do processo, respeitando o prazo máximo de cinco dias para o início da obra após a assinatura da ordem de serviço.
Texto: Guilherme Bicca
Foto: ilustração Escritório da Cidade