Notícias
08/11/2012
Equipes responsáveis pelo Plano de Mobilidade Urbana saem às ruas para entrevistar a população
Desde o início deste mês, os santa-marienses não devem estranhar se forem abordados para responder a um questionário. Isso, porque a Prefeitura, através do Escritório da Cidade, em parceria com a empresa IDOM/Sinergia, de Bilbao (ESP), parte para mais um etapa rumo à elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). Este plano apontará soluções para os congestionamentos do trânsito, para o transporte coletivo e de cargas, estacionamentos, implantação de ciclovias, entre outras situações.
No período de novembro de 2012 a janeiro de 2013, equipes técnicas sairão às ruas para entrevistar pedestres e motoristas em diferentes regiões da cidade. Também serão realizadas entrevistas em algumas residências, em todos os bairros da cidade. Os entrevistadores estarão identificados com camiseta e crachá.
Entre as perguntas que irão compor o questionário estão os principais caminhos percorridos pelos entrevistados, os horários, o meio transporte utilizado, renda, hábitos, entre outros dados que caracterizam a população.
O Escritório da Cidade informa que o apoio da população é fundamental, uma vez que esta fase do Plano de Mobilidade Urbana é de extrema importância para detectar os problemas existentes e propor soluções adequadas à realidade santa-mariense. O próximo passo será convidar a população a participar das audiências públicas que servirão para novos apontamentos com vistas ao fechamento do PDMU.
Plano Diretor de Mobilidade Urbana
A elaboração do PDMU, financiada com recursos do Banco Mundial (Bird), é acompanhado por um grupo técnico, formado por representantes do Escritório da Cidade, secretarias de Município de Infraestrutura e Serviços, Controle e Mobilidade Urbana, Planejamento Estratégico e Projetos Especiais.
O plano prevê a elaboração de projetos relacionados aos aspectos de infraestrutura, físico operacionais, discussões sociais e de gestão institucional para nortear as ações planejadas. O PDMU deve estar finalizado até o mês de maio de 2013.
A elaboração do plano envolve as seguintes políticas:
- Ampliação da capacidade infraestrutural da rede viária de Santa Maria e sua relação com o viário de enlace com os municípios vizinhos;
- Projeto físico operacional da rede multimodal de serviços públicos de transporte, além dos mecanismos institucionais de integração e o seu processo de implantação gradativa;
- Estratégias de priorização do transporte público de passageiros de qualidade, do trânsito humanizado e ambientalmente responsável;
- Diretrizes estratégicas vinculadas aos grandes pólos geradores de tráfego;
- Políticas e estratégias que abordem os problemas de congestionamento de tráfego, acidentes de trânsito e poluição de ar;
- Fomento dos modos não motorizados, transporte urbano de cargas e de estacionamento.
Texto: Acad. Jorn. Pâmela Rubin Matge
Foto: Arquivo/ Prefeitura
Edição: Jorn. Vera Jacques