Notícias
02/04/2013 02/04/2013 15h29m
Obra de duplicação da Avenida Hélvio Basso pronta para receber pavimentação ainda nessa semana
A duplicação da Avenida Hélvio Basso, uma das principais realizações da Administração Municipal para 2013, ultrapassa os 50% do andamento de sua obra nos próximos dias com a pavimentação da via, sentido bairro/centro, interrompida em novembro do ano passado para o início dos trabalhos. O início do asfaltamento, segundo o seceretário de Município de Infraestrutura e Serviços (SMI), Tubias Calil, está marcado para começar 24h após as chuvas cessarem.
Atualmente a duplicação da Avenida Hélvio Basso está, de maneira global, 46% concluída, tendo 60% de seu sistema de drenagem pluvial e 50% de sua infraestrutura de base já finalizadas. Com a pavimentação da avenida no sentido bairro/centro, a obra chega a 56% de sua conclusão.
Assim que terminar o primeiro asfaltamento, a obra dá início a sua segunda fase, com a interrupção da via no sentido centro/bairro para a infraestrutura de base, instalação da nova drenagem pluvial e criação da ciclovia. Terminada essa etapa, a obra começa o chamado acabamento, com a construção do canteiro central, iluminação, entre outras melhorias.
Perimetral Leste
A duplicação e reformulação da Av. Hélvio Basso é proveniente de verba financiada junto ao Banco Mundial (Bird), no valor de R$ 5 milhões, e integra o projeto de criação da Perimetral Leste, que liga as avenidas Hélvio Basso, Ângelo Bolson e Liberdade como uma via expressa, desde a rótula de acesso às BRs 392, 158 e 287, até a Rua José Barin, na entrada da Vila Caturrita.
“Esta será a primeira das quatro perimetrais que vamos implantar em Santa Maria. E, sem dúvidas, vai desafogar o trânsito nesta região, além de se tornar um dos cartões postais mais belos da cidade”, comentou o secretário de Município de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil.
Trânsito
A Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, de posse das informações repassadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços, realizará em tempo hábil as modificações no trânsito da região, de acordo com as necessidades da obra no local em atendimento ás demandas de motoristas e pedestres.
Texto: Guilherme Bicca
Foto: João Vilnei