Notícias
29/05/2013 29/05/2013 21h56m
Executivo se mobiliza em apoio aos atingidos pelo vendaval. Prefeito vistoria áreas atingidas
A Defesa Civil Municipal está em estado de alerta desde às 10h30 desta quarta-feira (29), quando rajadas de ventos de até 83 km/h surpreenderam os santa-mariense, causando danos em diversas regiões da cidade. O Gabinete da Primeira Dama também foi acionado para auxiliar no levantamento dos danos e ajuda aos atingidos.
O prefeito Cezar Schirmer recebeu no início da tarde um relatório atualizado de várias secretarias, apontando as demandas e as soluções que estão sendo encaminhadas. A prioridade, segundo Schirmer, é atender as famílias diretamente atingidas, seja com a distribuição de lonas para aqueles que tiveram suas residências destelhadas ou no seu acolhimento.
Nesta tarde, o prefeito e demais secretários de Município percorreram os locais mais atingidos, para verificar o andamento dos trabalhos de auxílio nas comunidades (informação será atualizada em instantes. “Queremos que a ajuda chegue da forma mais rápida e efetiva aos que tiveram sua rotina alterada ou sofreram prejuízos decorrentes do vendaval”, afirmou Schirmer.
Defesa Civil
De acordo com o secretário de Município de Ação Comunitária e coordenador da Defesa Civil Municipal, Adelar Vargas, uma árvore caiu em cima da Escola José Paim de Oliveira, na BR 158, no Distrito de São Valentim. Estradas estão interditadas no interior devido à queda de árvores. Há locais onde moradores estão isolados e sem o fornecimento de energia elétrica devido a queda de postes da AES Sul Concessionária de Energia Elétrica.
Distritos
O problema é mais grave nos distritos de São Valentin e Santa Flora, mas há relatos de danos em outras localidades. Homens e máquinas da Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços trabalham na desobstrução destas estradas. “Redirecionamos todas as outras frentes para auxiliar o trabalho da Defesa Civil, inclusive, distribuição de lonas em regiões de difícil acesso”, disse o secretário Tubas Calil.
Destelhamentos
Há registros de destelhamentos em residências no Loteamento Cipriano da Rocha, Passo das Tropas, Vila Cauduro, Parque Dom Antônio Reis, Vila Ipiranga, Parque Pinheiro Machado, Vila Rossi e Tancredo Neves. A Prefeitura já trabalha, desde a manhã, na distribuição de lonas e acolhimento das famílias atingidas. “Estamos trabalhando na distribuição de lona para as famílias que tiveram suas residências destelhadas. Existe uma demanda de lonas do Corpo de Bombeiros, que estamos atendendo, pois eles estão sem esse material para distribuição. O tempo melhorou e com isso podemos agir de forma mais rápida”, disse Adelar Vargas.
Semáforos
A Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana realizou levantamento dos estragos nos equipamentos semafóricos, que já estão sendo reparados. Em alguns casos há falta de fornecimento de energia elétrica em alguns locais, o que impediria o funcionamento dos equipamentos. De acordo com o secretário de Miguel Passini, a Gerência Municipal de Trânsito (GMT) atuou durante toda a manhã no ordenamento do trânsito na orientação do fluxo de veículos nos locais deflagrados.
PA da Tancredo
A Secretaria de Município da Saúde informou no início da tarde desta quarta-feira que, após levantamento realizado junto às unidades de saúde não foi constatado qualquer tipo de problema relacionado a danos em suas estruturas. O único relato é sobre o fornecimento de energia elétrica no Pronto Atendimento (PA) da Tancredo Neves. A Prefeitura contatou a ASE Sul sobre o problema, que foi resolvido no final da tarde.
Limpeza urbana
Desde a manhã desta quarta-feira (29), a equipe da Secretaria de Município de Proteção Ambiental atua na remoção de galhos de árvores e limpeza urbana em geral, devido aos fortes ventos que atingiram a região central. Trabalhadores já realizaram a remoção de árvores na Praça dos Bombeiros e Rodoviária de Santa Maria.
Escolas afetadas
Três escolas da rede municipal de ensino sofreram danos. No distrito de São Valentim, a EMEF José Paim de Oliveira sofreu com a queda de uma árvore e também destelhamento de parte de sua cobertura. A Defesa Civil e a Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços (SMI) prestaram apoio no local a fim de normalizar a situação. As escolas Rejane Garcia Gervini, no Bairro Minuano, e Ione Medianeira Parcianelo, na Vila Tomazzetti, também sofreram com destelhamento. A situação já foi controlada e uma equipe da Secretaria de Município da Educação está presente no local encaminhando os reparos necessários.
Guarda Municipal
Imediatamente após os primeiros relatos de danos provocados pelo vendaval o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, determinou redirecionamento do efetivo da Guarda Municipal para auxiliar o trabalho da Defesa Civil Municipal.
Texto: Fabricio Minussi, Guilherme Bicca e Maria Luiza Guerra
Fotos: João Alves/Assessoria de Imprensa
Fabrício Minussi
Superinyendente de Comunicação
Secretaria de Relações de Governo e Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
www.santamaria.rs.gov.br