Inicial > Notícias > Santa Maria já conta com mais...

Notícias

14/10/2013 15/10/2013 08h58m

Santa Maria já conta com mais opções de voos diários para Porto Alegre. Azul inicia operação na cidade, nesta segunda (14)


Passageiros do primeiro voo entre Porto Alegre e Santa Maria foram recebidos pelo prefeito cezar Schirmer e autoridades presentes no ato de inaugiração da Azul, em Santa Maria/Foto: João Alves

A aeronave ATR-72, da Azul Linhas Aereas, que pousou às 13h55 desta segunda-feira (14), na pista do Aeroporto Civil de Santa Maria, trouxe muito mais do que a promessa do encurtamento de distâncias entre a cidade e a capital. A inauguração dos voos da empresa em Santa Maria marcou o fim de uma luta de quase dois anos, encabeçada pela prefeitura, com a parceria da Base Aérea e entidades empresarias, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da cidade.

Para marcar o momento de grande importância para a cidade, foram realizados vários atos públicos. Passageiros e tripulação, que vieram da capital, foram recepcionados, ao lado da escada de desembarque, pelo prefeito Cezar Schirmer, pelo comandante da Base Aérea de Santa Maria (Basm), David Alcoforado, pelos representantes da Azul, o gerente Regional de Aeroportos, José Feiber, e o gerente Institucional, Caubi Batista Souza, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno.

Na sequência, foi descerrada uma placa alusiva à data, que posteriormente será afixada no terminal, e estendidas as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do Município. Em entrevista à imprensa, o prefeito Cezar Schirmer externou o seu agradecimento a todos que tiveram participação para a conquista dos voos da Azul para Santa Maria. “Hoje, casualmente, faz dois anos desde quando começamos estas tratativas, e aí está o resultado. E este momento é para nós, de grande felicidade, de grande alegria, de grande entusiasmo”, exaltou Schirmer.

O chefe do executivo ressaltou que um dos grandes gargalos da nossa cidade está sendo resolvido, mas também enseja um momento de compromisso e de responsabilidade. “Nós queremos que não seja apenas hoje um dia de festa, mas todos os dias sejam dias de festa permitindo que a Azul, esta grande companhia aérea internacional, e também brasileira, se mantenha aqui em Santa Maria, abra novas possibilidades na questão de logística e de comunicação para a nossa cidade”, projetou Schirmer.

As palavras de Schirmer foram reforçadas pelo presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, que esteve junto à prefeitura na luta pela Azul. Para o empresário, este dia marca o término de uma etapa do trabalho, que é a vinda da companhia aérea. No entanto, Pacheco ressalta a importância da manutenção da empresa na cidade, e, para isto, enumera alguns fatores, como a manutenção desta política de preços baixos e tarifas competitivas, por parte da empresa. Outra medida, no médio prazo, é a ampliação de horários. E, ainda, segundo o presidente, outra parte depende tanto da classe empresarial quanto de qualquer cidadão de Santa Maria e da região, que é garantir a demanda.

Na avaliação do presidente da Cacism, se estes fatores se concretizarem, este dia vai ficar marcado como o início de um grande facilitador para o desenvolvimento de Santa Maria. “Que é esse encurtamento das distâncias, o tempo. Hoje a gente consegue com este voo da Azul, em questão de uma hora, estar em Porto Alegre e, em questão de poucas horas, chegar ao centro do Brasil fazendo conexão. Então, eu acho que é um dia extremamente importante, marca o final de um trabalho, mas o trabalho continua”, projeta.

A Azul começa a operar em Santa Maria, nesta segunda-feira, com dois voos diários entre a cidade e a capital, de segunda a sexta-feira, com opções de partida às 14h30 e chegada às 15h35. Já o retorno de Porto Alegre, nestes dias da semana, acontece às 12h45 com chegada às 13h50, respectivamente. Às segundas e aos sábados, além do horário da tarde, é oferecido um horário na madrugada, com saída de Santa Maria às 4h50 e chegada à capital às 5h50. As passagens têm valores promocionais, para compra antecipada, conforme os horários e a disponibilidade, a partir de R$ 49, mais taxas de embarque, por trechos.

O gerente Regional de Aeroportos da Azul, José Feiber, reforça que a antecedência na compra da passagem é garantia de preços mais baratos. Feiber explica que este preço (de R$ 49) continuará até que a companhia perceba que o mercado está maduro e possa fazer os reajustes que são necessários. “Mas, se aumentar não vai ser aumento abusivo, excessivo”, garante. O gerente ainda salienta que, a partir de agora, a empresa irá analisar se a tendência do passageiro é para Porto Alegre ou para conexões. “Quanto mais conexões mais tempo a gente pode manter o preço desta forma”, esclarece Feiber.

O primeiro voo da Azul para Porto Alegre, às 14h30, contou com um passageiro especial. Para reforçar a relevância do momento, o prefeito Cezar Schirmer ocupou uma das poltronas, rumo à capital, onde fará escala para Brasília para tratar de agendas relativas ao Turismo e ao Desenvolvimento. Como prenúncio de que a nova opção de transporte teve acolhida entre a população, a aeronave, de 68 lugares, decolou com 64 passageiros e 66 passagens vendidas.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: João Alves

 


 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial