Notícias
22/10/2013 22/10/2013 18h30m
Prefeito abre oficialmente a X Conferência Estadual de Assistência Social, nesta terça. Encontro segue até quarta
Santa Maria é palco do X Conferência Estadual de Assistência Social, nesta semana. Realizado pela primeira vez fora da região Metropolitana, o encontro reúne mais de 800 participantes, entre lideranças políticas, delegados e observadores, no Park Hotel Morotin, entre terça (22) e quarta-feira (23). E, nesta manhã, o prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pelo secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, e pelo deputado Estadual Valdeci Oliveira, fez a abertura oficial das atividades.
Em seu discurso, o chefe do Executivo salientou a importância do trabalho dos agentes públicos que atuam na área da assistência social. “É meu dever destacar o trabalho e a realização dos sonhos de agentes públicos, trabalhadores nesta área, aqui presentes ou não, pelo seu trabalho, pela sua dedicação, seu apoio, pela sua solidariedade, que suprem no dia-a-dia as consequências de uma sociedade injusta e desigual, amplia a ação e se dedica na área comunitária ou pública a suprir estas desigualdades”, comentou Schirmer.
O prefeito foi mais além, falou as dificuldades enfrentadas na área da assistência social e destacou a importância da mobilização de agentes públicos. “Temos dificuldades, temos problemas, temos mazelas. Estamos na luta e isso se dá fundamentalmente aos esforços de cada um para diminuir o sofrimento dos que precisam da nossa ação”, reconheceu. Schirmer ainda lembrou que o Executivo ampliou em quatro vezes os investimentos e repasses realizados na área da assistência social, nos últimos anos, em Santa Maria.
Para o secretário Luis Augusto Lara, a conferência é um passo fundamental para a consolidação deste tema como política de Estado. “É verdade que estamos longe de ter uma assistência social que dignifique. Eu encontro aqui as demandas, mas também as soluções, e é por isso que estamos progredindo”, reiterou. Entretanto, Lara lamentou a falta de investimentos públicos. “O nosso orçamento de 2010 para cá diminui de R$ 40 milhões para R$ 20 milhões”, disse.
O deputado Valdeci Oliveira, em sua manifestação, fez referência ao prefeito Cezar Schirmer e ao secretário Lara e destacou a importância do encontro. “Tenho certeza que estamos numa luta muito forte, pois a assistência social está se consolidando como uma política de inclusão. É preciso reafirmar a assistência social como uma política de Estado”, comentou. A abertura da conferência ainda contou com a presença de representantes dos conselhos nacional e estadual, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O encontro, promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, segue nesta quarta-feira (23), no Park Hotel Moroti, com miniplenárias, eleição de delegados e fóruns.
Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Felipe Pires