Inicial > Notícias > Prefeito recebe Prêmio Gestor Público, em...

Notícias

06/11/2013 28/08/2014 16h20m

Prefeito recebe Prêmio Gestor Público, em reconhecimento a projeto de prevenção à obesidade infantil


Foto: Felipe Pires

A obesidade infantil é muito mais do que uma questão estética, ela tem consequências na saúde das crianças, no convívio social e no rendimento escolar. Para prevenir e combater este problema, a Prefeitura de Santa Maria, de forma pioneira, desenvolve, há cerca de três anos, o projeto Zé Colméia. A iniciativa se tornou possível graças a uma parceria entre as secretarias de município da Educação e da Saúde, com a Academia de Dança Passo a Passo, onde acontecem as aulas.

Atualmente, são beneficiadas pelo projeto, mais de 100 crianças, de 25 escolas da Rede Municipal de Ensino. Estes alunos têm apoio nutricional, com foco na reeducação alimentar, atendimento psicológico, assistencial e atividades que visam o condicionamento físico, como aulas de dança, fisioterapia, caminhadas e recreação. O acompanhamento também é estendido para as famílias dos alunos.

E foi com base na relevância desta iniciativa, que já serve de modelo para outros municípios, que o prefeito Cezar schirmer, recebeu, nesta terça-feira (5), em Porto Alegre, o Certificado de Reconhecimento pela Execução do Projeto Zé Colméia, do Prêmio Gestor Público 2013, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco/RS) e Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul (Afisvec).

O chefe do Executivo comemorou o prêmio e ressaltou a importância do projeto, que além do emagrecimento, já mostra resultados positivos na redução e prevenção de doenças como o diabetes e a hipertensão arterial dos alunos. “Este é um projeto referência para o Brasil. É notória a diferença destas crianças após participarem do programa”, exaltou Schirmer.

Para desenvolver o projeto Zé Colméia o município investe cerca de R$ 6 mil mensais, com verbas da Secretaria de Município da Saúde. O acompanhamento é feito pela Secretaria de Município da Educação. “Os resultados são excelentes, as crianças, além de perder peso, aumentam a autoestima, melhoram as notas e o comportamento”, avalia a secretária de município da Educação, Silvana Guerino.

 

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Foto: Felipe Pires
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial