Inicial > Notícias > Força-tarefa da Prefeitura de Santa Maria...

Notícias

11/11/2013 11/11/2013 17h34m

Força-tarefa da Prefeitura de Santa Maria leva assistência às famílias atingidas pelas chuvas das últimas 24 horas


Equipes atuam na Vila Bilibio, para evitar novos deslizamentos/Fotos: João Alves

O grande volume de chuvas que atinge Santa Maria, desde a noite de domingo (10), provocou inundações, desmoronamentos e destelhamentos de casas em vários bairros e vilas da cidade. Para socorrer as famílias atingidas a Prefeitura de Santa Maria mobilizou, desde o início da manhã desta segunda-feira (11), uma força-tarefa integrada pela Secretaria de Ação Comunitária, responsável pela Defesa Civil Municipal, e secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços; Habitação e Regularização Fundiária, e Desenvolvimento Social. Também participam da ação a Guarda Municipal e a Cruz Vermelha de Santa Maria. O objetivo é minimizar os estragos e dar segurança às famílias.

Entre as regiões mais críticas estão o distrito de Passo das Tropas, que ficou totalmente alagado e as aulas na escola da localidade tiveram que ser suspensas. O mesmo aconteceu com a Unidade de Saúde Dom Antônio Reis, que permanece fechada com as salas inundadas. Na Vila Vitória, na Rua Borges de Medeiros com o Passo dos Weber, ao lado da ponte, houve desmoronamento de barrancos colocando em risco quatro casas. Três delas foram desocupadas e as famílias transferidas para o Centro Desportivo Municipal (CDM).

A mesma situação ocorre na Vila Bilibio, localizada na região nordeste da cidade, onde foi detectada uma casa com maior risco de ser atingida por deslizamento. Para evitar o agravamento do problema foi feita uma barreira de lona e realizada uma operação com a retroescavadeira para desviar o curso da água.

O trabalho é incessante em todas as regiões da cidade, em especial nas zonas de risco. Enquanto a Secretaria de Ação Comunitária, por meio da Defesa Civil socorre famílias, elabora o laudo técnico para enviar à Defesa Civil Estadual, e distribui lonas para àquelas que tiveram suas casas destelhadas, a Secretaria de Infraestrutura trabalha na desobstrução das bocas de lobo e de arroios, e na limpeza de ruas, em virtude dos deslizamentos de terra.

O prefeito Cezar Schirmer, que acompanha as ações, confirma os problemas em vários locais da cidade, como o Passo das Tropas, Passo dos Weber, Vila Bilibio, Km3 e Vila Lorenzi. O chefe do Executivo informa que no total são 15 bairros com problemas, totalizando mais de cem casas, algumas escolas municipais e postos de saúde, que também estão com dificuldades. “Nós estamos com uma estrutura montada, operando com várias secretarias. Todos estão mobilizados exatamente para amparar, socorrer e estar atento e presente colaborando para amenizar este dano que as famílias estão sofrendo na nossa cidade”, ressalta Schirmer.

Outros locais críticos atendidos pela Defesa Civil Municipal

-Bairro Tancredo Neves, na entrada do Parque Pinheiro, mas ruas João Lino Preto e Maranhão;
-Vila Lorenzi, na Rua Valdemar Coimbra
-Bairro Passo D´Areia, Rua Daudt
-Vila Joquei Clube, Rua Lavras do Sul
-Distrito do Passo das Tropas, Vila Ipiranga
-Bairro Nova Santa Marta
-Bairro Camobi: atendimento à Escola Vicente Farencena que estava inundada e resgate de uma idosa, que teve sua casa alagada
-Bairro KM3, Estação dos Ventos: o Rio Vacacai transbordou e inundou a rua e as casas

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: João Alves e Vitor Mirailh

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial