Notícias
14/11/2013 15/11/2013 16h35m
É Tempo de Esperança: acender das luzes abre oficialmente os festejos do Natal do Coração 2013, em Santa Maria
As luzes e as cores natalinas voltaram a brilhar, em Santa Maria. Pelo terceiro ano consecutivo, milhares de santa-marienses foram à Praça Saldanha Marinho para acompanhar de perto e se emocionar com a contagem regressiva para o Acender das Luzes do Natal do Coração. O prefeito Cezar Schirmer, a primeira-dama Fátima Schirmer, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jacques Eskenazi, deram o pontapé inicial, na noite desta quinta-feira (14), para os festejos de final de ano na cidade, que em 2013 trazem o tema “É Tempo de Esperança”.
O chefe do Executivo, em seu discurso, lembrou os difíceis momentos vividos pelos cidadãos de Santa Maria, neste ano. “2013 foi um ano atípico nas nossas vidas. Foi um ano do qual nos nunca mais esqueceremos, foi um ano sofrido e doloroso para todos os santa-marienses, para todos nós. Nós escolhemos, neste ano, uma decoração que é singela. E ela se baseia fundamentalmente na pomba da paz e no Espírito Santo, e significa fraternidade, amor, equilíbrio, serenidade, compaixão, perdão, solidariedade e esperança de dias melhores”, disse.
Schirmer foi mais além, lembrou o legado deixado por Jesus à humanidade e desejou paz aos santa-marienses. “Nós ainda vivemos dias tristes e dolorosos. Mas, Deus queira que este Natal nos permita reestabelecer, nos nossos corações, a paz interior, a esperança, a fraternidade, a crença em dias melhores. E é este pensamento, queridos conterrâneos, que quero para o ano de 2014. Deus queira que o ano que vem nos permita ser o ano da fraternidade, o ano da paz, o ano do amor”, salientou, emocionado, em seu discurso.
Jacques Eskenazi, presidente do CDL, que pelo terceiro ano consecutivo é parceiro da prefeitura na realização do Natal do Coração, está otimista quanto à programação. O presidente diz que, além do Natal ser um momento de fraternidade e de oração, é muito importante para o comércio. “O evento é de suma importância para o comércio, porque a cidade decorada estimula ainda mais as vendas”, atesta. Ainda na avaliação do líder empresarial a decoração natalina também deixa a cidade mais feliz. “E Santa Maria é uma cidade feliz”, assegura Eskenazi.
Já Francisco Carlos Pereira, gerente geral do Bradesco, instituição que patrocina o Natal do Coração, justificou o apoio dizendo que o banco considera o relacionamento uma das peças fundamentais da organização. “Então, se nós estamos presentes na cidade, se nós usufruímos o que a cidade traz para nós, não poderíamos deixar de estarmos presentes neste chamado da prefeitura. Além de ser gratificante, era uma obrigação para nós”, assegura.
Também prestigiaram a cerimônia do acender das luzes, a projetista do Natal do Coração, Nelci Maran, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno, secretários de município, o comandante da 3ª Divisão do Exército, general Geraldo Antonio Miotto, o presidente da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), José Lima, o gerente regional da Corsan, Júlio do Espírito Santo, além de representantes de entidades empresariais e de instituições de ensino.
Natal abençoado
Pela primeira vez, o arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, profere a benção natalina em praça pública. Em seu discurso, o religioso abençoou o Natal do Coração e os santa-marienses. “A palavra de Deus se fez carne, tem um olhar, tem um rosto, é Jesus Cristo. Jesus Cristo, nosso salvador, que caminha conosco, presente na nossa história. Então, quero invocar a benção de Deus neste momento para que todos façam a belíssima experiência de acolhê-lo mais plenamente em suas vidas”, enalteceu.
O padre Francisco Bianchin, conhecido como Padre Xiko, o pastor Cesar, da Igreja Episcopal do Brasil, e revendo Izidoro, da Igreja Quadrangular, também proferiram a benção. “Quero resumir esta mensagem em três palavras. Natal é um profundo e grande convite à vida, à vida nova, que se refaz, que se dignifica. A segunda palavra é amor. Amor que se faz presente, que se faz palavra, que se deixa tomar na mão de Deus que vem conosco. E a terceira palavra é esperança. Esperança que se renova em cada um de nós”, abençoou o padre Xiko.
Santa-marienses emocionam-se com as luzes do Natal
“É um imenso prazer fazer parte desta festa. Há dois anos participo das apresentações, através da Banda do Exército, e para mim é sempre emocionante poder oferecer alegria a nossa cidade que sempre nos acolheu”. Lucas Rosa, 20 anos, músico da 6° Brigada da Infantaria Blindada, residente de Santa Maria.
“O Natal é sempre uma época difícil para mim. Tive uma grande perda nesta época do ano, mas é pelo mesmo motivo que me acaloro a nunca perder a fé e o amor. É uma grande oportunidade fazer parte desta festa, nossa cidade precisa de mais luz, paz, e amor. Trouxe minha sogra de outro Estado do país, que já está maravilhada com a nossa cidade”. Marcia Rocha, servidora pública, residente de Santa Maria.
“O Natal de Santa Maria está à altura do de Gramado. É um espetáculo grandioso, uma estrutura marcante, que e mostra a união da cidade servindo de exemplo para outras cidades do Estado”. Francilon Kessner e família, militar reformado, residente de Rosário do Sul.
Garrafas pet viram matéria-prima para os enfeites
A terceira edição do Natal do Coração, coordenada pela primeira-dama Fátima Schirmer, concentrou a decoração nas principais ruas do Centro da cidade, igrejas e prédios históricos. Os adornos foram confeccionados na Fábrica de Natal, instalada no Centro Desportivo Municipal (CDM), por uma equipe de cerca de 30 artesãos voluntários, com o auxílio de militares do Exército e da Base Aérea de Santa Maria. Nesta edição foram utilizadas, aproximadamente, um milhão de garrafas pet, com a restauração e repaginação dos enfeites do ano passado.
Além das luzes, bolas, topes, sinos, flores, guirlandas e anjos, este ano o diferencial da decoração, seguindo o tema “É tempo de esperança”, são as Pombas da Paz e as imagens do Espírito Santo, além dos portais com vitrais, instalados ao longo da Avenida Rio Branco e na Praça Saldanha Marinho. Outra grande atração é a Árvore de Natal, com 15 metros de altura, instalada na Praça Saldanha Marinho, próxima ao Viaduto Evandro Behr.
Entre os locais que receberam os adornos estão os canteiros centrais da Avenida Rio Branco (até a Rua Vale Machado), as ruas Alberto Pasqualini, Acampamento, Doutor Bozano, Floriano Peixoto e Venâncio Aires. Também estão decoradas as igrejas (Catedral Metropolitana, Basílica da Medianeira e Catedral do Mediador) e prédios históricos, como a sede da Prefeitura de Santa Maria (SUCV), a Caixa Econômica Federal Agência Centro, o Theatro Treze de Maio e o Shopping Independência. Também foi montado um túnel de enfeites, em cima do Viaduto Evandro Behr, no acesso ao Calçadão Salvador Isaia.
Programação musical embalou o público
Junto com a atração principal, que foi o acender das luzes do Natal, o público também foi brindado com uma programação musical. Antes da solenidade, ao lado da árvore de Natal, a Banda da 6ª Brigada de Infantaria Blindada movimentou o público com canções nacionais e internacionais. Já no palco principal, foi a vez do tenor Cesare Barichello levar emoção para os santa-marienses. A noite de festa encerrou com um repertório voltado ao público jovem, com a Banda de Rock Inseto Social.
Confira a programação de sexta e sábado
Sexta-feira (15)
Horário: a partir das 14h
Local: Praça Saldanha Marinho
14h: “Ame sua Cidade Ore por ela”, Igreja do Evangelho Quadrangular
19h: Grupo Trampulim
20h- Apresentação do Grupo Yandê
Sábado (16)
Horário: a partir das 19h
Local: Praça Saldanha Marinho
19h: Apresentação da Orquestra Missão Ocidental
20h: Show de Kevin e Klaus
Textos: Jornalistas Luiz Otávio Prates e Vera Jacques, com a colaboração do radialista Carlos Roberto Nunes e da acadêmica de jornalismo Karohelen Dias
Fotos: Felipe Pires e João Alves