Notícias
09/12/2013 09/12/2013 20h08m
Agora é multa: prefeitura intensifica ações de fiscalização para combater a destinação irregular de lixo, em Santa Maria
O embelezamento e a limpeza urbana de Santa Maria são duas das principais preocupações da Administração Municipal. Desde o início do governo, o prefeito Cezar Schirmer vem trabalhando para deixar a cidade mais bonita, mais organizada, mais arborizada e, principalmente, mais limpa, com a instalação de lixeiras, implantação de serviços de coleta de resíduos e ampliação do número de contêineres. Entretanto, uma pequena parcela da sociedade acaba realizando o descarte de lixo de forma inadequada, em Santa Maria.
Prova disso são os contêineres abarrotados de lixo, descartados de forma inadequada, principalmente, por empresas locais. Em virtude disso, e por orientação do chefe do Executivo, a prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, irá intensificar as ações de fiscalização para combater a destinação irregular de resíduos, em Santa Maria. “Infelizmente, esta se tornou uma prática comum. Porém, vamos trabalhar para combater isto e, por consequência, deixar a nossa cidade mais limpa e bonita”, disse Schirmer.
As notificações feitas até o momento pelo setor de Fiscalização da prefeitura, entretanto, não tem surtido os efeitos desejados. E, por isso, serão aplicadas multas para as empresas que não fizerem o descarte de forma adequada dos resíduos das atividades comerciais. “Nós notificamos as empresas, mas elas continuam a descartar o lixo nos contêineres ou até mesmo na rua. Então, teremos que tomar uma medida mais drástica: vamos multar”, explica o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos de Lemos.
O secretário acrescenta que as empresas devem fazer a destinação de resíduos de forma adequada, conforme determina a lei. “As empresas têm o compromisso de destinar o seu lixo de forma correta. Os empresários, quando instalam um ponto comercial, por exemplo, tem o compromisso de não largar o lixo na rua. Mas isso acaba não acontecendo e prejudica a todas as pessoas que transitam pelas ruas da cidade”, pontuou. Lemos lembra, também, que os contêineres são para destinação exclusiva do lixo doméstico.
A previsão é que as ações de fiscalização iniciem já nesta terça-feira (10).
Cidadão pode denunciar o descarte irregular de lixo
Os santa-marienses que quiserem colaborar com a equipe de fiscalização do município podem denunciar a prática irregular de destinação de lixo para a Linha Verde, pelo telefone (55) 3921-7151. “Estamos tentando manter, de todas as formas, a cidade limpa. Os cidadãos que quiserem ajudar podem procurar a prefeitura ou ligar para a Linha Verde e fazer denúncias ou até mesmo reclamações. A contribuição da população é extremamente importante”, finalizou o secretário Lemos.
Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Vitor Mirailh