Notícias
12/12/2013 12/12/2013 15h08m
Águas de Verão, projeto da prefeitura de Santa Maria valoriza o turismo de natureza local
Se os municípios do litoral têm sol e praia como atrativos no verão, Santa Maria e região têm morros com cachoeiras, rios, riachos e açudes como atração aos prazeres na estação do calor. Sob essa perspectiva, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Turismo, elencou um conjunto de recursos naturais e hídricos localizados em áreas urbana e rural disponibilizados como alternativa de lazer a todos aqueles que permanecerem na cidade, durante o tradicional período de férias.
Sugestivamente, o programa é denominado de Águas de Verão – águas que refrescam o corpo e o paladar, e foi apresentado no final da tarde de quarta-feira (11) em evento no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges, sede da Administração Municipal. O vice-prefeito José Farret, que representou o Prefeito Cezar Schirmer no evento, enfatizou a contribuição técnica da professora Norma Moesch, em consonância com a orientação de políticas públicas adotadas em muitos países, que têm a indústria turística como componente chave. Farret reconheceu a importância do aproveitamento de nossas riquezas naturais como opção de lazer ou convivência esportiva. “A partir dessas potencialidades, o Executivo municipal tem investido fortemente com os distritos, nesta modalidade de turismo, como a Rota Gastronômica, entre outros”, enfatiza o vice-prefeito.
A secretária de Turismo, Norma Martini Moesch, destacou a firme determinação do prefeito Cezar Schirmer quanto ao objetivo de incrementar o turismo que leve em conta a natureza prodigiosa, as serras, morros e vales de Santa Maria. Estes atrativos, segundo a secretária, permitem explorar uma série de atividades de lazer ao ar livre, que crescem cada vez mais em cidades que detém o privilégio de regiões de altitude média. De maneira geral, as atividades turísticas, sejam elas em férias, negócios, conferências, congressos, feiras, de promoção da saúde e do bem-estar ou de aventura devem ter como meta a sustentabilidade. “E nisso a natureza do entorno de Santa Maria é exuberante”, confirma Norma.
Ao final, a secretária Norma fez uma vibrante conclamação inspirada no movimento das águas. “As águas trazem mudanças, uma nova cidade, um novo porvir, um povo ao rumo de seu destino turístico, ao encontro de uma senda de luz e felicidade”, enaltece a titular das pasta do Turismo. Encerrando a apresentação, o Coral Giuseppe Verdi fez uma apresentação e o evento culminou com uma degustação de águas aromatizadas, águas saborizadas e petiscos naturais.
Texto: Assessoria de Imprensa/Secretaria de Relações de Governo e Comunicação
Fotos: Carlos Nunes