Inicial > Notícias > Guarda Municipal na Escola beneficiou mais...

Notícias

17/12/2013 17/12/2013 09h41m

Guarda Municipal na Escola beneficiou mais de 5 mil alunos de Santa Maria, neste ano. Meta é ampliar ações em 2014


O trabalho da Guarda Municipal de Santa Maria (GMSM) vai além do patrulhamento ostensivo. O órgão de segurança da prefeitura, vinculado à Secretaria de Relações de Governo e Comunicação, é uma entidade cidadã, que visa contribuir para a construção de uma cultura de paz, atuando na prevenção da violência e criminalidade. Seguindo estes princípios, de maio a novembro deste ano, a GM colocou em prática o Projeto Guarda Municipal na Escola, em parceria com a Secretaria de Município da Educação.

Na tarde desta segunda-feira (16), em reunião no Auditório do Centro Administrativo Municipal, os coordenadores do projeto, os guarda municipais Elias Isaias Rossdeutscher e Claudio Rech, junto com o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Rogério Assis Brasil, divulgaram o relatório das atividades desenvolvidas durante este ano e uma projeção para 2014. Na mesma oportunidade, foi apresentado o novo integrante do grupo, o agente Ricardo Vasques. Também estavam presentes ao encontro os secretários de Esporte e Lazer, Erony Paniz; de Desenvolvimento Urbano, Margarida Mayer, e representantes da Secretaria de Educação.

De acordo com o levantamento, nesta primeira edição, a iniciativa beneficiou 44 escolas, sendo 42 da rede municipal de ensino e duas instituições da rede estadual, envolvendo 5.131 alunos. O projeto visa desenvolver junto às instituições e seus alunos atividades voltadas à área da segurança pública, combate às drogas, promoção da saúde, prevenção a acidentes e à violência, preservação ambiental e sucesso profissional. “Deste modo aproximando a Guarda Municipal de Santa Maria da comunidade escolar”, explica um dos coordenadores do projeto, o Guarda Municipal Elias Isaias Rossdeutscher.

O trabalho realizado nas escolas foi executado por meio de palestras, debates, oficinas de aprendizado, eventos esportivos e atividades lúdicas, promovidas pelos agentes da guarda Elias Isaias Rossdeutscher e Cláudio Rech. Coube ao novo membro do grupo, Ricardo Vasques, que é enfermeiro e socorrista da Cruz Vermelha de Santa Maria, levar instruções sobre primeiros socorros e combate a incêndio, às duas escolas estaduais.

Para complementar o trabalho, o grupo também utilizou equipamentos audiovisuais disponíveis nas escolas, na Guarda Municipal e nas secretarias parceiras. Elias Rossdeutscher saleinta que as escolas que receberam as ações são aquelas identificadas pelos agentes da GM, através do serviço rotineiro das rondas escolares, e que apresentam maiores índices de ocorrências relacionadas à violência e riscos de acidentes.

Ampliação do projeto em 2014: novas parcerias, mais escolas e atividades

E o resultado das ações deixa um saldo bastante positivo. Os coordenadores, asseguram que houve significativa redução de solicitação de apoio da Guarda Municipal das escolas que já foram atendidas pelo projeto. “As poucas solicitações feitas eram para solução de problemas externos da escola, como, por exemplo, pessoas estranhas ao redor da mesma, não mais por problemas com brigas”, relata Elias Isaías.

A relevância do projeto é reconhecida pelo secretário Assis Brasil, que tem a Guarda Municipal vinculada a sua pasta. “Este projeto está ganhando uma relevância tão grande para o município, que os agentes perceberam que ele deve ser ampliado com a inclusão de novas secretarias, como Esporte Lazer e Desenvolvimento Urbano”, adianta o secretário.

Além da inclusão das pastas, para 2014 há previsão de atender novas turmas. “Até agora levamos o projeto para 44 escolas, para turmas do 6º ao 9º ano. A meta é ampliar este trabalho paras as séries iniciais, do 1º ao 5º ano, o que vai totalizar 77 escolas atendidas”, projeta Isaías. A proposta também inclui mais atividades, como as palestras sobre primeiros socorros, conceitos de saúde e doença, prevenção combate a incêndio, sutentabilidade, universo feminino e masculino, motivação e sucesso profissional.

Idealizadores do Projeto Guarda na Escola

O Projeto Guarda Municipal na Escola foi idealizado e está sendo executado pelos Guardas Municipais Elias Isaias Rossdeutscher, formado em Técnico em Segurança do Trabalho e Claudio Rodinei Rech Machado, bacharel Direito. O novo integrante é o GM Ricardo Vasques, que é enfermeiro e socorrista. A iniciativa tem o apoio da coordenação da Guarda Municipal de Santa Maria e de secretarias de município.

Contatos para adesão oa programa

GM Elias: 9933 8355 eliasisaias@yahoo.com.br
GM Claudio Rech: 81131680 crrech@msn.com
Guarda Municipal: 3921 7297 lo.vigilancia@yahoo.com.br


Texto: jornalista Vera Jacques
Fotos: Vitor Mirailh
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial