Notícias
25/03/2014 25/03/2015 10h28m
Prefeitura renova convênio com instituições educacionais e garante 1200 vagas para crianças
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed) celebrou a renovação dos convênios com instituições educacionais filantrópicas de Santa Maria. O ato, realizado na tarde desta terça-feira (25), reuniu representantes de onze entidades que renovam a pareceria com o município e foi conduzida pelo chefe do Executivo, prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pela secretária da pasta, Silvana Guerino.
Com a assinatura do documento, cerca de 1200 alunos do município serão beneficiados com a liberação de recursos humanos, repasses financeiros, cedência de prédios e abastecimento das instituições com merenda escolar. As escolas ainda contam com acompanhamento técnico pedagógico mensal disponibilizado pela Smed.
No Instituto São José, a experiência compartilhada com o Poder Executivo simboliza a oferta de 135 vagas. “Esta parceria simboliza uma política efetiva e afetiva, pois trata-se de um trabalho reconhecido em benefício da comunidade. E é ela quem sai ganhando”, destaca o presidente do instituto, Padre Enio Rigo. Para Élson Busatto, presidente da Associação Espírita Francisco Spinelli, onde 60 alunos são atendidos através do convênio, o convênio filantrópico apresenta reflexos significativos na comunidade. “Na Nova Santa Marta, a partir desta oferta de vagas proporcionadas pelo convênio, percebemos que os pais e mães agora conseguem trabalhar fora e sustentar a família, pelo simples fato que conseguem deixar seus filhos na escola”, pondera.
Além de beneficiar alunos do município, o convênio com as instituições possibilita a manutenção de espaços e o desenvolvimento de novos projetos. É o caso da Escola Paulo de Tarso, no bairro Salgado Filho. De acordo com o presidente da mantenedora da instituição, a Igreja Batista, em 2009 a escola passou por um período de dificuldades. “Em 2009 contávamos com apenas 30 alunos. Foi quando no primeiro ano do governo Schirmer firmamos esta parceria, o que mudou a realidade da nossa instituição. Atualmente contamos com quase 500 alunos”, enfatizou o presidente.
Presente na solenidade, o Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rupert, representando três escolas da Mitra Diocesana, definiu a importância do ato. “Educação é a base do cidadão. Educação de qualidade, a formação do ser humano como um todo, representa ser um cidadão pleno”.
Confira abaixo as instituições beneficiadas com repasse de recursos financeiros e recursos humanos:
Centro Educacional Nossa Senhora da Providência – 250 alunos
Aldeias SOS de Santa Maria – 100 alunos
Associação Espírita Francisco Spinelli – 60 alunos
Escola de Educação Infantil ida Berteotti – 84 alunos
Escola de Educação Infantil Santa Rita – 100 alunos
Escola de Educação Infantil Vila Vitória – 83 alunos
Escola Antonio Francisco Lisboa – 160 vagas
Associação dos Cegos e Deficientes Visuais – 20 vagas
Instituto São José – 135 vagas
Escola de Ensino Fundamental Lar de Joaquina – 60 vagas
Escola Paulo de Tarso – 95 vagas
Texto: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Vitor Mirailh