Inicial > Notícias > Em Brasília, prefeito assina convênio com...

Notícias

06/05/2014 26/08/2014 14h10m

Em Brasília, prefeito assina convênio com Ministério da Agricultura para programa na área rural


O prefeito Cezar Schirmer desembarcou em Brasília (DF), nesta terça-feira (6), para uma série de compromissos com o Governo Federal. E, da capital brasileira, a primeira boa notícia para Santa Maria: a prefeitura e o Ministério da Agricultura assinaram um convênio, no valor de R$ 120 mil, para o programa “Pátio Rural” – projeto que visa criar um evento de gastronomia e comercialização de produtos locais, mensal e itinerante. “Temos uma política sólida de apoio à produção primária. E, este programa será mais um instrumento para incentivar a produção local”, disse Schirmer.

A intenção do Executivo, com o programa Pátio Rural, é criar mostrar gastronômicas e garantir a comercialização dos produtos oriundos do interior de Santa Maria, que são beneficiados e incentivados pelos Programas de Desenvolvimento Rural da prefeitura. O encontro, que aconteceu na sede do ministério, contou com a presença do ministro da Agricultura, Neri Geller, do secretário Nacional de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, e do secretário de Município de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.

Para Schirmer, a liberação do recurso para o Pátio Rural foi um grande conquista. “Somente a liberação deste recurso já valeu a viagem, mas ainda temos mais dois dias para trabalhar aqui em prol de Santa Maria. Com as dificuldades financeiras que vivem os municípios e o Estado, temos que trabalhar cada vez mais com recursos federais”, disse o chefe do Executivo, direto da Capital Federal.

Educação e infraestrutura também estiveram na pauta

As creches seguem como pautas prioritárias para o prefeito Cezar Schirmer. Em Brasília, o chefe do Executivo se reuniu com o coordenador Geral de Infraestrutura Educacional, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Tiago Lippold Radunz, para tratar sobre a construção das 10 creches previstas para o município. Destas, cinco já estão sendo erguidas. Entretanto, a prefeitura está enfrentando dificuldades com outras duas: das vilas Brenner e Cipriano da Rocha.

De acordo com o chefe do Executivo, as empresas licitadas que estavam construindo as creches abandonaram o serviço. Schirmer, no entanto, buscou o FNDE para enfrentar o problema e buscar uma solução para a continuidade das obras. “Infelizmente, tivemos dificuldades com as empresas responsáveis pela construção das creches da Vila Brenner e do Cipriano, que abandonaram a empreitada. Estamos buscando uma solução para que possamos, em breve, retomar estas obras”, comentou Schirmer.

Outro compromisso no setor rural foi para tratar sobre o programa Pró-Peixe. O prefeito e o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, solicitaram ao assessor de Assuntos Estratégicos e Relações Institucionais, do Ministério da Pesca, Luis Alberto Sabanay, mais um Caminhão do Peixe para Santa Maria e horas máquina para a abertura de novos açudes para piscicultura, nos distritos do município. “O intuito é fortalecer ainda mais o Programa Pró-Peixe”, salientou Menna Barreto.

As agendas desta terça culminaram em um encontro com o vice-presidente da República, Michel Temer, para buscar apoio na liberação de recursos federais para Santa Maria. E, para quarta-feira (7), estão previstas reuniões no Ministério das Cidades, Ministério da Educação e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Bruno Fontenele

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial