Notícias
29/06/2014
Chuvarada: prefeitura monta força-tarefa para minimizar problemas causados pelo mau tempo
Santa Maria e região vêm sendo castigadas pela chuva nos últimos dias. Em especial, neste final de semana, a situação se agravou e vem causando transtornos, prejuízos e alagamentos na cidade. Por isso, a prefeitura montou uma força-tarefa e atua em diversas frentes para auxiliar os atingidos pelo mau tempo que assola o município. “Estamos monitorando diversas regiões da cidade e dando todo o auxílio às famílias atingidas pela chuva”, resumiu o secretário de Ação Comunitária, Adelar Vargas.
A força-tarefa, composta por Secretarias de Município e pela Defesa Civil Municipal, identificou, além de alagamentos em pontos considerados críticos da cidade, 15 pontes e “pinguelas”, na região rural do município, que foram danificadas pela ação do tempo e estão intransitáveis. “Estamos atentos à ponte do distrito de Passo do Verde e à cabeceira da ponte da Rua Euclides da Cunha, no Bairro Itararé. A Estrada do Perau é outro local que estamos monitorando”, disse Vargas.
Pela manhã, neste domingo (29), 16 famílias do Bairro Km-3 tiveram de sair de suas casas e foram abrigadas na igreja da localidade e na creche Estação dos Ventos. Isso porque, o Rio Vacacaí Mirim subiu, alagou a região e forçou os santa-marienses a deixarem o local. De imediato, a prefeitura solicitou doações de alimentos para serem destinadas às famílias. “Pedimos alimentos para atendê-los de forma emergencial”, comentou a secretária de Habitação, Magali Marques da Rocha.
Outras duas famílias do Bairro Campestre Menino Deus e três localizadas na estrada para Arroio Grande, em Camobi, também tiveram de ser deslocadas. As saídas foram motivadas em virtude de possíveis desmoronamentos de encostas e morros. Entretanto, a secretária Magali Marques da Rocha estima que o número de famílias atingidas chegue a 50, desde o início da semana.
Doações de alimentos, colchões e agasalhos são bem-vindos
Para amenizar a situação dos atingidos pela chuva, a prefeitura doou mais de mil metros de lona, agasalhos, alimentos e colchões para as famílias santa-marienses. Porém, a força-tarefa necessita de mais donativos. Por isso, o Executivo solicita a doação de alimentos e agasalhos para serem destinados aos mais prejudicados. As entregas podem ser feitas na Central de Doações, no Clube Atiradores Esportivo.
Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Fabiano Dallmeyer / Arquivo Pessoal