Notícias
30/07/2014 30/07/2014 14h44m
Recadastramento Urbano: de casa em casa, Geo Santa Maria inicia segunda-feira (4) a coleta de dados
Começa na segunda-feira (4), pela região Leste, o “trabalho de campo” do projeto “Geo Santa Maria”, isto é, o levantamento cadastral em cada uma das unidades prediais e das unidades de lotes de terrenos nas propriedades do município, com medições e coletas de dados urbanísticos. De acordo com o Instituto de Planejamento (Iplan), autarquia responsável pela coordenação do projeto, o trabalho de campo iniciará no Loteamento Parque Residencial Camobi, no Bairro Camobi, próximo à Base Aérea de Santa Maria (BASM).
O projeto “Geo Santa Maria” é uma iniciativa da prefeitura e está sendo executado pela empresa Geomais Tecnologia, contratada por meio de licitação pública; teve início em janeiro deste ano, com o cruzamento de informações existentes na prefeitura com as imagens captadas junto ao levantamento aerofotogramétrico – voo panorâmico onde foram feitas fotografias em alta resolução da região urbana.
Entre os objetivos, mapear toda a área urbana de Santa Maria, com intuito de conhecer a real situação fundiária dos terrenos e edificações existentes no município, e promover o cadastro informatizado e georreferenciado dos imóveis, atividades econômicas, logradouros públicos, serviços e equipamentos urbanos.
As informações a serem coletadas durante o trabalho de campo são: os dados do proprietário ou responsável pelo imóvel, características do terreno e das construções, medição da área construída, caracterização das atividades que, por ventura, estejam sendo exercidas no imóvel, fotografias das fachadas das edificações e das ruas, e situação dos serviços urbanos do local, como limpeza, saneamento, condições das vias e iluminação pública.
Os dados deste trabalho de campo serão compilados e inseridos em um sistema informatizado e georreferenciado, o “Sistema de Informações Geográficas (SIG)”, de modo a organizar as informações e disponibilizá-las à administração municipal. Isto proporcionará à prefeitura um conhecimento real e acesso ágil a qualquer situação urbana na cidade, desde o número de imóveis regulares e irregulares aos serviços básicos, como coleta de lixo, limpeza, iluminação pública e saneamento.
Prefeitura pede compreensão dos santa-marienses
Para que o projeto seja viabilizado, será necessário que os profissionais da empresa Geomais possam fazer a conferência de todas as informações com os proprietários ou responsáveis pelos imóveis visitados. Por isso, a administração municipal pede a compreensão dos santa-marienses para que atendam os cadastradores, que estarão devidamente identificados, com coletes, crachás e um documento emitido pela prefeitura.
É fundamental que o responsável pelo imóvel forneça as informações e apresente, quando solicitado, documentos relacionados à propriedade, como escrituras, contrato de compra e venda, plantas ou carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), bem como seus documentos de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Transparência: cidadão poderá ter acesso às informações atualizadas
Além de proporcionar a captação e organização das informações relativas ao perímetro urbano do município, o projeto garantirá ao cidadão o acesso, por meio da internet, e de maneira rápida e prática, a mapas, fotografias aéreas, topografia, entre outros documentos de interesse público.
Luiz Otávio Prates
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional
Fotos: João Vilnei