Notícias
01/08/2014
Fiscalização municipal apreende produtos comercializados irregularmente no centro da cidade
A realocação do comércio informal (camelôs) no Shoping Popular Independência e a regulamentação do uso dos espaços públicos garantindo o livre espaço para a circulação dos cidadãos no centro da cidade foi uma das mais significativas iniciativas da prefeitura, ainda na primeira gestão do governo Cezar Schirmer. A cada novo movimento de ocupação desses espaços por vendedores informais é a própria comunidade que denuncia a irregularidade e cobra a ação dos fiscais da prefeitura.
Diante disso, uma equipe do setor de fiscalizações, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, fez uma ação de “varredura”, no final da tarde desta quinta-feira (31), para responder a cobranças de cidadãos e as manifestações na imprensa, de maneira geral.
Foram apreendidos relógios falsificados e artefatos de imitação a jóias, na Avenida Rio Branco, próximo à Catedral; também foram recolhidos DVDs e CDs falsificados, na Rua do Acampamento, próximo ao Edifício Frizzo; os fiscais ainda apreenderam frutas frescas (moranguinhos), que devido a período de colheita tem tido o seu comércio irregular intensificado no centro da cidade. As frutas, após serem inspecionadas pela vigilância sanitária, seriam encaminhadas para cozinhas de projetos sociais para aproveitamento como suco natural.
O objetivo, além de manter o espaço público com livre circulação, é assegurar ao cidadão que não caia em armadilhas de consumo e para preservar a concorrência legal entre os comerciantes que recolhem seus tributos e respondem pela localização de seus estabelecimentos.
André Campos
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional
andrecampos@santamaria.rs.gov.br
91 12 57 99