Notícias
01/09/2014 01/09/2014 14h28m
Defesa Civil realiza atendimentos à população dos distritos atingida pelo forte temporal
A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania, contabilizou danos por conta dos fortes ventos e da chuva de granizo que atingiram a região durante o final de semana. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria e secretário da pasta, Adelar Vargas, três distritos do município foram os mais atingidos pelo mau tempo. Em Santa Flora, Pains e Passo do Verde, pelo menos 18 casas tiveram estragos e os moradores precisaram ser atendidos. Nessa região, foi registrado cerca de 80 milímetros de chuva.
A Defesa Civil começou a prestar atendimento já na madrugada de domingo, com a distribuição de 300 metros de lona. Além das casas, os principais danos foram registrados em na BR 392, onde um silo de arroz, localizado próximo ao acesso à Santa Flora, foi totalmente destruído. Com o vento forte, partes da estrutura do local foram lançadas a uma distância de 300 metros.
Também em Santa Flora, placas de trânsito foram danificadas. Ainda na BR 392, 12 árvores caíram e bloquearam a pista, no trecho entre Santa Maria e São Sepé. No entanto, por conta dos esforços conjuntos entre a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, o trânsito já está liberado. Em Pains, aproximadamente 20 casas foram destelhadas. Na região urbana de Santa Maria, na Zona Norte, foram registrados danos em residências do Bairro Itararé e na Vila Nossa Senhora do Trabalho, no Bairro Salgado Filho.
Na tarde desta segunda-feira (1º), a Defesa Civil fará um levantamento dos estragos ocasionados em Colônia Pinheiro, interior de Santa Flora. “Vamos até a localidade verificar os estragos, principalmente nas moradias. Se necessário, além de lonas, vamos distribuir telhas”, explica Adelar.
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: Divulgação/Defesa Civil