Notícias
03/09/2014
Banco Mundial aprova, em “parecer único sem ressalvas”, a aplicação de R$ 25 milhões pela prefeitura
Em março deste ano uma comitiva do Banco Mundial (BIRD) esteve em Santa Maria para a avaliação final de um contrato assinado em março de 2010, entre o Município e a instituição, para a liberação de um financiamento de R$ 25 milhões para investimentos em infraestrutura urbana.
Agora, o BIRD comunica em ofício que os relatórios foram “revisados em conformidade com as normas e procedimentos de auditoria governamental aplicáveis ao serviço público” e que os auditores emitiram “um parecer único sem ressalvas, por considerarem os registros e contas em conformidade com os padrões contábeis consistentemente aplicados e aceitos pelo Banco Mundial”.
Na Carta Gerencial os auditores reafirmam que “a Prefeitura de Santa Maria cumpriu com as respectivas cláusulas do acordo de empréstimo em questão” e, ao final, a Gerente do Projeto, pelo Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Região da América Latina e do Caribe, Juliana Garrido, ainda parabeniza a todos “pela excelente condução dos aspectos relativos ao gerenciamento financeiro do projeto”.
O prefeito Cezar Schirmer não escondeu a satisfação com o resultado da auditoria e a qualificou como um “atestado de aprovação” à Administração, pela
seriedade, clareza e transparência na gestão dos recursos, principalmente porque o processo foi “submetido e aprovado por uma instituição financeira mundial que opera por um complexo e rígido sistema de regras operacionais” concluiu.
A comitiva do BIRD, formada por sete técnicos, já havia apresentado, também em março, um levantamento junto aos moradores das áreas beneficiadas pelo financiamento. A pesquisa ouviu 384 pessoas em 21 bairros beneficiados e apontou que 82% dos entrevistados se mostraram satisfeitos com as obras realizadas.
Para se ter uma ideia da percepção do público, 98% dos moradores da Avenida Hélvio Basso e do seu entorno aprovaram os investimentos. Essa obra, somada à Avenida Liberdade e à Rua Agostinho Sangói formam bases para futuras perimetrais no entorno da cidade.
Os técnicos também se debruçaram na análise da repercussão do processo de imagem georrefenciada para a formação do cadastro multifinalitário (recadastramento urbano); no projeto de geração de renda a partir do projeto de artesanato de excelência voltado a desenvolver o potencial da iniciativa empreendedora aliado ao turismo regional; do projeto de microcrédito (Imembuy Microfinanças) direcionado para qualificar a gestão de pequenas empresas e para a implementação de microcrédito solidário.
André Campos
Fotos: João Alves
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional