Notícias
08/09/2014
Santa Maria registra índice recorde na participação do ICMS 2015. Indicador é o maior da história
Santa Maria atingiu, pelo segundo ano consecutivo, o maior índice de participação do ICMS de sua história. Em 2014, o indicador chegou à casa de 1,1655. Para 2015, a projeção é ainda mais animadora: 1,1791, conforme o índice provisório publicado no Diário Oficial do Estado. Isto quer dizer, na prática, que a prefeitura receberá uma fatia maior do montante total arrecadado pelo Estado relativamente ao tributo.
O prefeito Cezar Schirmer comemorou o resultado e salientou a sólida política de gestão fiscal da administração municipal. “Estes resultados estão aparecendo graças a uma gestão financeira eficiente e responsável, e ao esforço pelo desenvolvimento econômico do nosso município, com o apoio às empresas locais e atração de investimentos de fora”, comemorou o chefe do Executivo.
O índice do ICMS tem crescido, de acordo com a secretária de Finanças, Ana Beatriz Barros, em virtude de uma ação fiscalizatória junto às empresas instaladas em Santa Maria. “É feito um trabalho efetivo de fiscalização nas empresas que emitem nota fora da cidade. Por isso, estamos com este crescimento no ICMS”, explicou. A secretária explica, ainda, que do montante total do ICMS, 75% são destinados ao Estado e 25% aos municípios.
Fique atento
O índice ainda pode variar, de acordo com a secretária Ana Beatriz Barros. Isso porque, o Executivo pode recorrer, em até 30 dias a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, com relação ao valor. O mesmo, desta forma, pode ser ainda maior.
Jornalista Luiz Otávio Prates