Inicial > Notícias > Balada Segura: em 6,5 anos, aumento...

Notícias

09/09/2014 09/09/2014 18h04m

Balada Segura: em 6,5 anos, aumento de 48,3 mil veículos na frota em circulação em SM


Psicóloga Paula Ebeling, do Detran-RS. Foto: Renan Mattos

Após a criação do Comitê do Programa Balada Segura e a nomeação de seus respectivos membros, em junho deste ano, agora, a articulação é para estabelecer um roteiro de atividades, a partir do conhecimento da realidade local e da seleção de estratégias para enfrentamento de problemas detectados. No primeiro encontro, nesta terça-feira (9), no Auditório do Centro Administrativo Municipal, facilitadores da Escola Pública de Trânsito (EPTRAN) e do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RS) trabalharam com informações introdutórias ao trabalho de capacitação dos integrantes do Comitê local do Programa Balada Segura.

Nesse evento, o estatístico do DETRAN-RS, Jaimar Monteiro, apresentou tabelas e gráficos do Núcleo de Estatística, compilados neste ano. Os dados revelaram um crescimento substancial na frota de veículos: Em apenas seis anos e meio a frota de veículos aumentou 65%. Saltou de 89.231 veículos em circulação durante o ano de 2007 para extraordinários 137.595 veículos até o mês de Julho deste ano, perfazendo um crescimento médio de 6,8%. São 52 veículos para cada 100 habitantes. Do total de veículos em circulação em Santa Maria, 61% são automóveis, 19% são motocicletas e 12 % são utilitários, caminhonetes e camionetas.

O número de condutores habilitados teve um crescimento médio de 3,8%, no mesmo período; passou de 93.786 (2007) para 120.201 (até Julho/2014). O maior número de multas no ano de 2013 foi por: estacionar em local indevido (11.475), seguido por excesso de velocidade (8.356), veículo com característica alterada / suspensão rebaixada (6.939), sem cinto de segurança (4.495), uso de celular enquanto dirige (2.179), entre outros. Em todo o ano passado foram 46.086 infrações em Santa Maria.

Organização e capacitação do Comitê

A Pedagoga da EPTRAN, Fernanda Ellwanger, apresentou os objetivos do encontro e as competências das ações do comitê no âmbito da cidade, e ainda estimulou os presentes a apresentarem seus pontos de vista e expectativas de atuação dentro das responsabilidades como integrantes. Já a Psicóloga Paula Ebeling suscitou a discussão entre os convidados, com a realização de dinâmicas de grupos. O levantamento de sugestões e observações dos grupos estimulou um quadro inicial de análise sobre o cenário do trânsito na cidade, seus gargalos e possibilidades de melhoria, envolvendo diferentes tipos de atividades.

Os técnicos enfatizaram a necessidade de que os pares do Comitê trabalhem coletivamente e privilegiem o diálogo interno para a construção de iniciativas que contribuam para dar visibilidade à Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. O tema da campanha é: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.

Por sua vez, o Secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, valorizou a realização do evento, a capacitação dos membros do comitê e a organização das formas de atuação. “Precisamos desse engajamento profissional para estimularmos as pessoas a difundirem a cultura da direção defensiva, do respeito às leis e da tolerância no trânsito”. Para Passini, “a centralidade do tema da Semana de Trânsito, evoca a responsabilidades de todos, mas acima de tudo ao pedestre, que é o mais vulnerável no conceito de mobilidade urbana”.

 

Texto e fotos: Renan Mattos (Acadêmico de Jornalismo)
Edição: André Campos
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial