Notícias
10/09/2014
Defesa Civil auxilia famílias afetadas pelo temporal ocorrido durante a madrugada desta quarta-feira
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Ação Comunitária e Cidadania, está atendendo as pessoas que foram atingidas pelo vendaval desta quarta-feira (10). A região Norte foi o local mais atingido, com registros de destelhamentos na Vila Brenner, Vila Kennedy e Vila São Rafael. No Distrito da Boca do Monte uma residência teve o telhado danificado. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 100 pessoas foram afetadas pela chuva e ventos fortes em Santa Maria.
Segundo o Secretário Adjunto da pasta, Jair Binotto, as famílias não precisaram ser removidas. “Estamos desde a meia noite desta quarta-feira monitorando os locais de risco e distribuindo lonas para as residências destelhadas. Até o momento, nenhuma família precisou ser retirada de casa”, explica.
Na Vila Kennedy, além de cinco casas atingidas, uma área foi interditada, pois quatro postes de luz estavam com risco de cair. Durante a manhã, equipes da AES Sul estavam no local reparando os estragos. Normélia Oliveira, 60 anos, moradora do local há 30 anos, conta como aconteceu o destelhamento de sua casa, às 3h30 da manhã. “Nós estamos dormindo e o vizinho foi nos chamar porque as telhas estavam voando. Os vizinhos vieram e conseguiram seguraram para que não voasse o restante do telhado”, conclui.
Na Vila Brenner, quatro casas foram atingidas pelo mau tempo. Entre elas está a de Valdemir Silva, de 38 anos. Ele teve parte da casa destelhada e o quarto onde estavam a mãe e a irmã foi atingido por uma telha. O objeto caiu ao lado delas. “Estamos morando aqui há um ano. No ano passado morávamos no Itararé e caiu a casa em cima da minha sobrinha. Não sei como ela sobreviveu.”, relata.
A Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania está ajudando as famílias atingidas com a doação de lonas. Os moradores prejudicados pelo temporal podem solicitar auxílio à Defesa Civil pelo telefone 55 3222 5192 ou diretamente com secretário adjunto da pasta, Jair Binotto, pelo 55 9167 8452.
Texto: Acadêmica de Jornalismo Franciele Marques
Edição e revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: João Alves