Notícias
29/12/2014
Chuvas intensas causam alagamentos em Santa Maria. Defesa Civil está em alerta
A Defesa Civil de Santa Maria esteve mobilizada, durante todo o final de semana, no atendimento e socorro à famílias que tiveram suas casas alagadas pela chuva. De acordo com o secretário de Ação Comunitária e coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, entre a noite de sexta-feira e a noite de sábado, choveu 122 milímetros na região. Como resultado, a área urbana contabilizou 18 casas alagadas, além de pontes caídas e estradas danificadas, principalmente no interior.
O trabalho da Defesa Civil iniciou às 5h30 de sábado, realizando atendimento principalmente no Km 3, na Vila Tomazetti e no Residencial Lopes, no Parque Pinheiro Machado. Na rua Luiz Castanha, no Km 3, famílias precisaram se alojar temporariamente na casa de parentes por conta do alagamento das casas. Segundo Adelar Vargas, todas já puderam retornar para suas casas.
Nos distritos, o principal registro da Defesa Civil foram pontes e pinguelas caídas ou danificadas. Na localidade de Lajeadinho, em Boca do Monte, uma ponte foi danificada devido ao assoreamento do rio. Como ação imediata, equipes da Defesa Civil deverão percorrer localidades do interior utilizando retroescavadeiras para recuperar as estruturas. O trabalho começa na tarde desta segunda-feira (29), em Arroio Grande. “Vamos até Arroio Grande realizar uma vistoria nas pontes danificadas e assim fazer um levantamento do que precisa ser feito”, explica Adelar Vargas.
Outro ponto crítico e que resulta em alagamentos nas áreas próximas é a ponte do Passo das Tropas, na BR 392. O secretário Adelar Vargas explica que em reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) realizada nesta manhã deu encaminhamento para a limpeza nas galerias da sanga sob a ponte. O trabalho deve ser realizado pela Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços e DNIT, após licença expedida pela Secretaria de Meio Ambiente.
Para os dias que seguem, a previsão é de mais chuvas na região de Santa Maria. “A Defesa Civil está e estará em alerta para a virada do ano. Temos previsão de chuvas fortes nos próximos dias e estaremos a postos para prestar atendimento à população pelo telefone 55 3222 5192”, esclarece Adelar Vargas.
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: Divulgação/Defesa Civil
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional