Inicial > Saúde > Notícias > Reunião entre Prefeitura e SES garante...

Secretaria de Município da Saúde

03/03/2021 03/03/2021 17h32m

Reunião entre Prefeitura e SES garante abertura de mais 25 leitos clínicos em Santa Maria


Divulgação

São 15 leitos no Hospital Universitário e 10 no Hospital Regional 

Santa Maria ganhará reforço no combate à Covid-19. Uma reunião nesta quarta-feira (3), na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Porto Alegre, definiu a abertura de 25 novos leitos clínicos de apoio à UTI para tratamento da doença causada pelo coronavírus. São 15 no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e 10 no Hospital Regional (Husm). O acréscimo na estrutura hospitalar do Município foi possível devido a uma articulação entre a Prefeitura de Santa Maria, representada no encontro pelo prefeito Jorge Pozzobom, Associação dos Municípios da Região Central (AM Centro), Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (Circ) e governo do Estado. 

Além de Pozzobom, participaram da reunião os prefeitos Jocelvio Cardoso, de Formigueiro, presidente da AMCentro, e Paulo Ricardo Salerno, de Restinga Sêca, presidente do Circ, além da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. A Secretaria Estadual de Saúde repassa insumos e camas para Santa Maria a fim de possibilitar a abertura dos leitos. 

No Husm, que também colabora na ação com insumos básicos e aparelhos, por exemplo, 10 dos 15 leitos já estão em funcionamento, e outros cinco serão abertos até sexta-feira. Já no Regional, os leitos devem ser abertos na próxima semana.  

O prefeito Jorge Pozzobom comemorou o anúncio, que representa um importante alívio ao sistema de saúde pública, não só de Santa Maria, mas de toda a região. 

“Mais uma vez, aparece a força da parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Santa Maria, assim como tem ocorrido durante toda a pandemia. Viemos em busca de auxílio para os nossos hospitais e fomos muito bem recebidos pela secretária Arita e demais representantes do governo, que são solidários às demandas dos municípios e estão trabalhando dia e noite para combater a Covid-19 no Rio Grande do Sul”, afirma o prefeito, que cumpre agenda durante todo o dia na Capital. 

Para a secretária Arita Bergmann, os leitos vão garantir a liberação, com maior rapidez, dos leitos de tratamento intensivo.

“A internação de pacientes que estão se recuperando da fase aguda do Covid-19 em leitos clínicos libera vagas de UTI para os casos mais graves que estão chegando”, esclarece Arita. 

Ao término da reunião, os três prefeitos entregaram à secretária um documento que declara apoio dos municípios à compra de vacinas por parte do governo do Estado.

Texto: Rafael Favero
Foto: Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial