Secretaria de Município da Saúde

04/03/2021 04/03/2021 17h29m

Prefeitura protocola projeto que permite ao Executivo Municipal a compra de vacinas contra a Covid


Ariéli Ziegler

Documento foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores durante reunião na tarde desta quinta-feira (4)

A Prefeitura de Santa Maria protocolou, nesta quinta-feira (4), um projeto de lei (PL) que autoriza o Executivo Municipal a adquirir vacinas para o combate à Covid-19 caso a cobertura imunológica prestada pelos governos federal ou estadual seja considerada insuficiente de acordo com as legislações pertinentes. O documento foi entregue em mãos pelo prefeito Jorge Pozzobom ao presidente da Câmara de Vereadores, João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas, em reunião realizada no Centro Administrativo Municipal. 

O projeto é mais uma ação que prepara a Prefeitura para a aquisição dos imunizantes tão logo seja possível. Santa Maria já aderiu à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e, também, entregou, na quarta-feira (3), um ofício no qual, junto às demais cidades da região, declara apoio integral à compra de vacinas por parte do Governo do Rio Grande do Sul. Além disso, o Município participa do Consórcio Intermunicipal da Região Centro (Circ), que se articula para reunir verbas para adquirir mais doses. O PL foi protocolado em regime de urgência.

“Santa Maria está junto de todas as frentes possíveis para comprar as vacinas. Porém, neste momento, é importante esclarecer que não há imunizantes disponíveis no mercado conforme nos informou a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Mesmo assim, nós não perdemos tempo e, com a aprovação desse projeto, ficaremos habilitados legalmente para investir recursos próprios nas vacinas contra o coronavírus”, explicou o prefeito Pozzobom. 

O presidente do Legislativo se comprometeu em agilizar a tramitação do projeto dentro das condições legais. 

“Nós temos a obrigação, não só constitucional, mas, também, humana de estarmos unidos em torno da aquisição das vacinas, que é a grande necessidade de Santa Maria e do mundo”, afirmou o Coronel Vargas. 

Também participaram da reunião o vice-prefeito Rodrigo Decimo, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, o assessor superior do prefeito, Guilherme Cortez, e o assessor do presidente da Câmara, Rodrigo Herte. 

Prestação de contas

Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom aproveitou para apresentar detalhes sobre os movimentos mais recentes da Prefeitura na luta contra o coronavírus. O chefe do Executivo lembrou que, ainda em 7 de janeiro, Santa Maria foi protagonista ao levar à Secretaria Estadual de Saúde (SES) uma proposta para incluir categorias nos grupos prioritários para receber a imunização. Na época, ao lado do secretário Guilherme Ribas, o prefeito solicitou que trabalhadores da educação, guardas municipais, fiscais que atuam no combate às aglomerações e pessoas com comorbidades fossem classificados como prioritários dentro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, com a intermediação do Estado. 

Além disso, Pozzobom também falou sobre a viagem a Porto Alegre, realizada na quarta-feira, durante a qual foi anunciada a abertura de 25 novos leitos clínicos de apoio à UTI em Santa Maria, 15 no Hospital Universitário e 10 no Hospital Regional.

Texto: Rafael Favero
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial