Inicial > Saúde > Notícias > Ação da Prefeitura contra a Covid-19...

Secretaria de Município da Saúde

19/11/2022

Ação da Prefeitura contra a Covid-19 em crianças com comorbidade registra baixo movimento


A vacinação ocorreu sábado (19), das 7h30min às 12h30min, na Policlínica José Erasmo Crossetti, no Bairro Centro. Na próxima semana será feita uma avaliação para definir novas ações

A manhã deste sábado (19) registrou pouco movimento na Policlínica José Erasmo Crossetti (Bairro Centro). Em ação da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, 26 doses contra a Covid-19 foram aplicadas em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidade. A vacinação ocorreu das 7h30min às 12h30min, e na próxima semana será feita uma avaliação para definir novas ações.

A ação desta manhã amplia a faixa etária conforme recomendação do Estado e, ao todo, 360 doses estavam disponíveis. Para receber o imunizante, foi necessário que pais e responsáveis apresentassem atestado ou laudo ou receitas de medicação ou exames ou declaração sobre a doença, além da carteira de vacinação da criança ou CPF ou cartão do SUS. 

O imunizante disponível para esta faixa etária, conforme determinação do Ministério da Saúde, é Pfizer. Na ação, foi disponibilizada a primeira dose. Já a segunda, terá a aplicação em quatro semanas, e a terceira, em oito semanas após a segunda dose. 

Conforme o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, esta é mais uma etapa importante da vacinação que contempla, agora, as crianças com comorbidade.

“A procura pelo imunizante neste sábado foi muito abaixo da expectativa. Visto que a secretaria se organizou com horário pelo turno da manhã e com diversos profissionais disponíveis para dar o suporte às dúvidas que os pais poderiam ter deste grupo prioritário de crianças com comorbidades no Município. As doses que restam serão avaliadas e as próximas ações para o grupo de comorbidades devem ser divulgadas no site institucional da Prefeitura”, explica o secretário Ribas.

Turnos estendidos 

Neste sábado, também houve procura por vacinação contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Waldir Mozzaquatro, no Bairro Presidente João Goulart. Em crianças e adolescentes foram aplicadas 14 doses, sendo, 3 da primeira dose, 6 da segunda dose e 5 reforços em adolescentes. Já em adultos, foram vacinados 13 com a terceira dose e 32 com a quarta dose.

Na Unidade de Saúde Dom Antônio Reis, no Bairro Medianeira, também ocorreu ação de saúde na manhã deste sábado. Houve a procura por consulta de enfermagem, coleta de citopatológico, entre outros. A procura também foi significativa por vacinação contra a Covid-19, no total foram aplicadas 460 doses, e outras 28 contra a Influenza.

Além disso, teve atendimento odontológico com orientação de higiene oral, educação em saúde e fornecimento de escova dental para 30 alunos, e aplicação de flúor e orientação de higiene bucal para outros 3 alunos.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial