Secretaria de Município de Meio Ambiente

Parque Natural Municipal dos Morros

O Parque Natural Municipal dos Morros - PNMM é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, categoria Parque Natural Municipal, criada a partir do Decreto Executivo n.º 74, de 6 de setembro de 2016.

O Parque Natural Municipal dos Morros está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica. Ao Norte do Município de Santa Maria, temos o relevo característico do Planalto, coberto pela vegetação típica do Bioma Mata Atlântica, e, ao Sul, o relevo típico da Depressão Central, coberto pelas formações campestres e florestas de galeria, características do Bioma Pampa.

Essa região de transição proporciona interpenetração da fauna e da flora desses Biomas, resultando em uma rica biodiversidade local. Além disso, o Parque dos Morros e seu entorno imediato estão inseridos na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, configurando-se como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul.

Os atributos bióticos e abióticos presentes no Parque dos Morros se configuram como uma ótima possibilidade para a realização de pesquisas científicas e para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, atividades físicas e de recreação em contato com a natureza, além do turismo ecológico, todas estas permitindo a conservação dos recursos naturais.

Frente às características da área do Parque dos Morros, este apresenta atributos relevantes e compatíveis com seu enquadramento no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), em que a categoria que melhor se enquadra é de “Parque Natural Municipal”.

ENDEREÇO:

Acesso via R. Garibaldi Luiz Schimitz, SN, Campestre do Menino Deus, 97090-282.

Sede: Parque Natural Municipal dos Morros, Perpétuo Socorro, Santa Maria, RS.

CONTATOS ÚTEIS:

(55) 3174 1543 - SMA, das 8h30min às 17h, de segunda à sexta-feira.

(55) 3221 7372 - 2.º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (não emergencial).

(55) 99167 4754 - PNMM plantão (não emergencial).

EMERGÊNCIAS:

153 - Guarda Municipal, CIOSP - Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

190 - Brigada Militar, CIOSP - Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

193 - Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), 4.º BBM.

E-MAIL:

parquedosmorros@santamaria.rs.gov.br

REDES SOCIAIS:

https://pt-br.facebook.com/meioambientesantamaria

https://pt-br.facebook.com/parquedosmorros

LINKS ÚTEIS: 

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas

https://www.sema.rs.gov.br/unidades-de-conservacao 

Documentos

Sub Menus