Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Prefeitura de Santa Maria participa e...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

17/06/2021

Prefeitura de Santa Maria participa e organiza Encontro da Rede de Unidades de Conservação – Bagé


Imagem: Reprodução/Encontro da Rede de Unidades de Conservação

Evento é virtual e ocorre nesta quinta (17) e sexta-feira (18)

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Gestão do Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM) de Santa Maria, organizou, junto à Gestão do Parque Natural do Pampa, o 21º Encontro da Rede de Unidades de Conservação – Bagé, que ocorre nesta quinta (17) e sexta-feira (18). Esta edição tem realização da Prefeitura de Bagé e é a primeira virtual, devido à pandemia de coronavírus. O Executivo Municipal de Santa Maria também auxilia no evento, no secretariado.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Lul da Rocha, fez uma fala na abertura do evento, na manhã desta quinta, e foi convidado a participar do painel de encerramento, nesta sexta. Ele conta que a rede é formada por diversas unidades de conservação federais, estaduais e municipais. Rocha recorda que o evento já foi sediado em Santa Maria e que a última edição ocorreu em 2019, em Caçapava do Sul, no Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo, sendo que a Prefeitura de Santa Maria também auxiliou na organização dessa edição.

“Nesse evento de 2019, fomos escolhidos para secretariar a rede e, consequentemente, contribuir com a realização do evento em Bagé. O local de agora, Bagé, também foi escolhido no evento em Caçapava. Em 2020, não conseguimos realizar a edição por causa da pandemia, porque esse evento sempre é realizado com visitas in loco nas unidades de conservação da cidade anfitriã. É um evento bastante técnico, voltado aos gestores e servidores que atuam em conservação, pesquisadores, dentre outros interessados em áreas protegidas”, explica o secretário.

Além do titular de Meio Ambiente de Santa Maria, também participa do evento a gestora do Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM) de Santa Maria, Marina Deon Ferrarese (mediadora), e gestores e servidores de unidades de conservação federais (ICMBio), estaduais (DBio/SEMA) e municipais. O encontro engloba questões a respeito das unidades de conservação e suas respectivas categorias, troca de experiências e visitas técnicas. Esta edição conta com a participação de representantes de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagem: Reprodução/Encontro da Rede de Unidades de Conservação
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial