Secretaria de Município de Meio Ambiente

28/12/2022 28/03/2023 10h55m

Castramóvel da Prefeitura fecha o ano com 802 procedimentos de esterilização de caninas e felinas


Foto: Alex Caceres / Arquivo/ Prefeitura

Desde o começo dos atendimentos, em março de 2022, até a última cirurgia neste mês, o serviço atendeu 732 fêmeas de cães e 70 gatas

O Castramóvel da Prefeitura de Santa Maria começou os atendimentos em 30 de março deste ano e, até o último procedimento deste mês de dezembro, completou 802 cirurgias de esterilização de fêmeas caninas e felinas ao longo de 2022. Ao todo, nesse período, foram 70 procedimentos em gatas e 732 em caninas.

A médica veterinária da Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, Patrícia Lisiane da Silva Silveira, comenta que, em uma estimativa, tenha se evitado o nascimento de mais de 9 mil crias indesejadas entre cães e gatos.

“Levando-se em consideração a média de filhotes de uma gestação de fêmeas caninas e felinas, acreditamos que, com a esterilização desses 802 animais, conseguimos evitar o nascimento de aproximadamente 9.610 filhotes, que, provavelmente, acabariam nas ruas ou sofreriam maus-tratos. A partir do Castramóvel, conseguimos evitar que o cenário de abandono animal no Município se agravasse. Nesta última semana de dezembro, assim como na primeira semana de janeiro, o serviço está em recesso. Voltaremos com os procedimentos a partir das inscrições já feitas e que estão em espera, na segunda semana de janeiro”, pontua Patrícia.

As pessoas que inscreveram animais para a esterilização e que ainda não foram contatadas devem aguardar esse contato por parte da Prefeitura para agendamento. A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal comunicará as datas e os horários das castrações posteriormente, entrando em contato com os cidadãos por ligação telefônica. O Castramóvel terá uma agenda de atendimentos por região da cidade de acordo com os endereços dos tutores inscritos.

O CASTRAMÓVEL
É gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuar no Castramóvel. O trailer é puxado por um trator da própria Prefeitura, dirigido por um servidor público. A empresa realiza até 86 castrações por mês, em um total de 1.032 ao longo de 12 meses. 

As fêmeas caninas e felinas envolvidas nos procedimentos devem ter, no máximo, 8 anos.
Desde já, a Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal lembra que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar de proteção e roupa cirúrgica, deverão ser adquiridos pelos próprios tutores. Esse e outros detalhes sobre o procedimento estão no regulamento (em anexo, abaixo).
 
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO 
O procedimento é a ovariohisterectomia, que consiste na retirada dos ovários e do útero das fêmeas. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Inicialmente, o Castramóvel será utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Alex Caceres / Arquivo/ Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial