Seções

Secretaria de Município de Cultura

12/01/2023 16/01/2023 15h23m

Prefeitura divulga edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio para apresentações em 2023


As inscrições das propostas começam no próximo dia 16 e seguem até 20 de fevereiro exclusivamente por e-mail

Se iniciam na próxima segunda-feira (16) as inscrições para o edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio em 2023. Mais uma oportunidade para que artistas e produtores culturais do Município possam utilizar o Palco Centenário. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, vai disponibilizar 15 datas para apresentações artísticas com direito a cobrança de ingresso. A data limite para envio dos projetos é 20 de fevereiro, pelo e-mail ocupacaotheatro@gmail.com. Segundo o edital, o empreendedor cultural pessoa física deverá residir na cidade de Santa Maria e, se pessoa jurídica, estar estabelecido formalmente no município.

Segundo a secretária de Cultura, Rose Carneiro, o Theatro Treze de Maio é um Equipamento Cultural da Secretaria de Cultura. 

“Temos, portanto, com a Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, um Termo de Permissão de Uso. Em contrapartida, a Secretaria tem o direito de uso do Theatro Treze de Maio para eventos de sua promoção, compatíveis com o determinado nesta Permissão de Uso, em um número de 30 datas anuais. Destas 30 datas, também já previstas no Termo, destinamos uma quantidade para um Edital de Ocupação, a fim de tornar esta utilização mais democrática. Neste caso, destinamos 15 datas. As outras são dos eventos da Secretaria de Cultura”, explica.

A secretária acrescenta que, anteriormente, essas datas eram destinadas sem critério, conforme solicitações que chegavam à Prefeitura ou à Secretaria de Cultura. Para ampliar e democratizar o acesso, o Termo de Permissão de Uso foi alterado e incluído o Edital.

Serão aceitas propostas de apresentações de circo, cultura popular, dança, música, teatro, tradição e folclore, artes transversais e outras manifestações artísticas e culturais. Ainda conforme o edital, serão selecionadas iniciativas prioritariamente não incentivadas em leis de incentivo à cultura e nem em editais de patrocínio direto. Mais detalhes, no edital em anexo.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial