Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Política Municipal de Turismo

A Política Municipal de Turismo reflete as expectativas do desenvolvimento de um Turismo integrador para Santa Maria e Região Central, ancorado nos princípios da sustentabilidade socioeconômica, cultural, ambiental e político-institucional.

As diretrizes apresentadas baseiam-se na percepção do Turismo como fenômeno social complexo, nas inter-relações entre produtos e serviços, e que têm na essência de suas práticas a base cultural, herança histórica, meio ambiente diverso, cartografia natural e relações sociais de hospitalidade e de troca de informações interculturais.

Assim sendo, buscar-se-á conduzir o desenvolvimento do Turismo em Santa Maria a partir de uma visão holística e global e pelo prisma da educação cidadã.

Visão

Educação para formação de uma cultura turística sustentável.

Objetivo

Desenvolver o Turismo do Município de Forma Sustentável e Integrada com a Região.

Objetivos específicos

- Gerar desenvolvimento turístico e econômico através do fomento e captação de eventos;
- Estruturar e ordenar o turismo local e regional;
- Fomentar a produção turística, a fim de conceber uma oferta qualificada, ancorada nos segmentos turísticos potenciais;
- Qualificar e capacitar os produtos turísticos do município e da região;
- Promover Santa Maria como destino qualificado.

Como estratégia de condução da política, aponta-se a busca da articulação interinstitucional e integradora, comprometida com a construção de uma imagem política e turística qualificada.

Para a condução da Política Municipal de Turismo opta-se em constituir uma gestão compartilhada, na qual esforços públicos, privados e da sociedade civil organizada unam-se para o bom desenvolvimento da atividade turística.

Na articulação dos atores envolvidos no processo de planejamento e gestão do turismo local, retoma-se a Lei Municipal nº 4700/03, de 13 de outubro de 2003, que institui o Conselho Municipal de Turismo e cria o Fundo de Desenvolvimento do Turismo.

Sub Menus