Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

12/05/2021

Prefeitura finaliza serviços que necessitam de bloqueio total na Estrada do Perau


Ações pontuais seguirão até a próxima sexta-feira (14)

O cronograma de serviços do projeto ReViva Perau, parceria entre as prefeituras de Santa Maria e de Itaara, concluiu as ações de limpeza e manutenção que necessitavam de bloqueios na via. Os serviços tiveram início na última quinta-feira (6) e foram finalizados nesta quarta-feira (12). Ainda assim, ações pontuais, que não necessitam de bloqueios, terão continuidade até a próxima sexta-feira (14).

Nesta quarta-feira, foram concluídas as podas, a supressão da vegetação das laterais da estrada, a pintura dos meios-fios, a capina e a limpeza da estrada e das calçadas, bem como a retirada dos resíduos acumulados nesses dias. Ainda, foi realizada uma pintura paliativa nos mirantes, que, posteriormente, receberão intervenções artísticas. Essas ações fazem parte do trecho que pertence à região de Santa Maria. 

Até a próxima sexta-feira (14), algumas ações pontuais continuarão ocorrendo ao longo da estrada. Entre elas, a Rio Grande Energia (RGE) fará a retirada de uma vegetação que estava embaixo das redes e linhas de transmissão, e, devido ao tempo mais seco, será retomada a operação tapa-buraco na via, outra ação de Santa Maria em parceria com Itaara, que irá ceder calceteiros para auxiliar no trecho de Santa Maria. Os serviços em Itaara já começaram, e Santa Maria irá auxiliar Itaara na supressão lateral da vegetação e na poda das copas das árvores. Ainda em Itaara, será realizada, também, a pintura do mirante. Nessa ação, a Prefeitura de Santa Maria cedeu material que sobrou de ações locais, e a mão de obra será do município vizinho.

REVIVA PERAU
Patrimônio histórico de Santa Maria e de Itaara, a Estrada do Perau é uma via que conecta as duas cidades por um caminho em meio à natureza e a belas paisagens. Para revitalizar a via, as prefeituras de Santa Maria e de Itaara fecharam parceria para limpeza e manutenção da estrada e de seu entorno, além dos três mirantes ao longo do percurso.

Ainda pela ação ReViva Perau, será lançando um edital cultural com foco em definir artistas que pintarão murais nos mirantes da estrada. O ReViva Perau integra a programação do Viva Santa Maria 2021.

As secretarias de Santa Maria envolvidas no projeto são as seguintes: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Cultura; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e Serviços Públicos; Esporte; Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. De Itaara, são estas: Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural e Infraestrutura e Serviços. O Setor de Trânsito de Itaara também vai auxiliar nas ações.

Texto: Bibiana Fantinel (Mtb 18.258)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial