Inicial > Desnv. Econômico e Turismo > Notícias > Para qualificação dos serviços, Aeroporto de...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico e Turismo

09/10/2021 14/10/2021 16h46m

Para qualificação dos serviços, Aeroporto de Santa Maria participa da Operação Voo Livre II, da PF


Alex Caceres (Prefeitura)

Operação ocorreu durante cinco dias e foi encerrada nesta sexta-feira (8)

Com o intuito de reforçar a segurança no local e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros, 16 agentes do Aeroporto de Santa Maria participaram, ao longo da última semana, da Operação Voo Livre II, da Polícia Federal (PF). Exigido pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o trabalho é realizado uma vez ao ano. A operação começou na segunda-feira (4) e foi encerrada nesta sexta-feira (8), com a entrega dos certificados. 

“A aviação civil é uma operação complexa. Portanto, esse trabalho da PF é fundamental para que mantenhamos os índices de segurança e para qualificarmos ainda mais os servidores”, afirmou, na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Maria, Ticiana Fontana, que participou do encerramento, acompanhada dos demais integrantes da pasta. 

Nos cinco dias, foram realizadas diversas atividades, como simulação de embarque com arma de fogo, facas e combustível e exercícios de invasão do espaço interno do Aeroporto de Santa Maria. De acordo com o delegado Diogo Caneda dos Santos, da PF de Santa Maria, a Operação Voo Livre II teve dois objetivos paralelos: treinar e avaliar os agentes e fiscalizar passageiros, bagagens e cargas transportadas. Todas as metas foram alcançadas com sucesso e sem nenhuma irregularidade constatada. 

“Temos números muito positivos. Foram mais de 1 mil itens inspecionados, entre bagagens e mercadorias despachadas, envolvendo mais de 500 passageiros. A Polícia Federal empregou seis agentes e dois delegados. Não detectamos nenhuma situação de crime. A operação mostra a presença das autoridades, que estão sempre vigilantes quanto ao transporte aéreo. A exigência da Anac é que esse tipo de ação seja realizada uma vez por ano. Porém, em 2020 não teve em função da pandemia”, conta o delegado. 

A Guarda Municipal, a Receita Federal e a Base Aérea apoiaram a Operação Voo Livre II. Gerido pela Prefeitura, o Aeroporto de Santa Maria trabalha com voos para civis em Santa Maria desde 2015 e compartilha a pista com voos militares.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial